Prefeito libera crédito e destaca importância dos microempreendedores para a economia
Arthur Araújo
Malu Braga Tertuliano, de 38 anos, vai ter a oportunidade de mudar de vida a partir desta quinta-feira (11). Ela está entre as 252 pessoas que foram beneficiadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com mais uma liberação de crédito a microempreendedores. Para Malu, no entanto, este dinheiro possui um significado ainda mais especial. Transexual, ela encontrou no Banco Cidadão a oportunidade para sair da prostituição e realizar o sonho de ser cabeleireira.
Malu é cearense e se mudou para João Pessoa há 14 anos. Ela se prostituiu por 25 anos, mas sempre quis montar seu negócio. “Eu fazia alguns trabalhos como cabeleireira, mas os equipamentos são muito caros, então nunca consegui comprar minhas coisas e viver disso. Esperei muito por essa oportunidade em minha vida e agora eu vou conseguir abrir minha empresa. Quero começar logo e trabalhar muito já para as festas de São João”, declarou.
Só nesta terça, o prefeito Luciano Cartaxo concedeu R$ 1 milhão em crédito, que tem como objetivo a abertura e ampliação das pequenas empresas. Desde janeiro de 2013, o Banco Cidadão já liberou cerca de R$ 19,5 milhões e ajudou na realização do sonho de mais de cinco mil pessoas de toda a Capital.
“Nós vivemos um momento de crise, mas a opção que fizemos foi de enfrentar as dificuldades com criatividade e determinação”, destacou o prefeito. “Fazemos questão de investir no Banco Cidadão porque sabemos que a cidade possui muitas pessoas como as que estão aqui hoje, dispostas a superar todas as barreiras e empreender para melhorar de vida. Nosso lucro é ver a felicidade dessas pessoas”, complementou.
Outra beneficiada foi Vera Lúcia Silva, de 50 anos, que possui uma lojinha de lingeries e perfumes no bairro do Valentina. “A gente batalha muito para fazer o negócio dar certo e uma ajuda como esta é importante. Vou poder comprar mercadorias, melhorar o espaço. É uma oportunidade que temos de crescer”, afirmou.
O secretário municipal do Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares, também destacou o trabalho de busca ativa realizado pelo Banco Cidadão por meio do programa Territórios Empreendedores. “Nossa equipe vai até os bairros com a nossa unidade móvel e trabalha o potencial de cada comunidade, facilitando a vida de quem quer abrir um negócio mas não possuía os meios necessários para isso”, explicou.
Banco Cidadão – O programa tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento e a criação dos pequenos negócios da cidade por meio de microcrédito, capacitação e acompanhamento técnico. Quem quiser investir no seu negócio pode se inscrever das 8h às 16h, na Secretaria do Trabalho, que fica na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro, ao lado da Praça Antenor Navarro.
O interessado deve ter idade a partir de 18 anos e ser residente em João Pessoa há, no mínimo, seis meses. O interessado também não pode estar inadimplente nos cadastros de proteção ao crédito. No ato da inscrição é preciso portar a xérox e o original do RG, CPF e comprovante de residência atual (mês atual e seis meses anteriores).