Prefeito libera R$ 1,6 milhão e beneficia mais 306 microempreendedores

Por - em 421

19-12-13-Banco Cidadão_foto_Alessandro-Potter005Mais R$ 1,621 milhão em microcrédito do Banco Cidadão foram liberados, na manhã desta quinta-feira (19), pelo prefeito Luciano Cartaxo. O ato representa a quarta concessão de créditos realizada pelo programa, beneficiando, nesta oportunidade 306 microempreendedores. O evento aconteceu no Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal, Centro.

O prefeito Luciano Cartaxo falou sobre a satisfação de ver tanta gente disposta a estabelecer sociedades, ousar e buscar o seu próprio espaço. “Ficamos muito felizes em poder ser parceiros na realização desse sonho. Queremos que as pessoas abram os seus negócios, avancem, cresçam e logo possam também gerar emprego e renda na nossa cidade. Quando cuidamos das pessoas estamos cuidando da cidade, por isso estamos facilitando e democratizando o acesso ao crédito”, declarou.

Para o secretário municipal do Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares, os recursos investidos no microcrédito são muito 19-12-13-Banco Cidadão_foto_Alessandro-Potter009importantes, por serem destinados diretamente para quem pode movimentar a economia da cidade. “São pessoas que possuem todo o direito de ter o seu próprio negócio e realizar seu sonho. A PMJP fica honrada em poder investir no crescimento das pessoas”, garantiu.

Já a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Borges, afirmou que o programa é também uma forma de promover a autonomia das mulheres. “Este é um momento muito feliz e a nossa intenção é fazer com que este momento seja realmente determinante em suas vidas. Queremos realizar um trabalho que não se encerra aqui. Nossa intenção é acompanhar estas mulheres, identificar possíveis problemas e apoiá-las para que utilizem o recurso da melhor forma”, declarou.

19-12-13-Banco Cidadão_foto_Alessandro-Potter002Crescimento – Entre os beneficiados estão microempreendedores dos mais diversos ramos de atividade. É o caso de Ana Cláudia Vasconcelos, de 21 anos, que vai abrir um salão de beleza. “Tinha o sonho de parar de trabalhar para os outros e ter o meu próprio negócio. Foi o Banco Cidadão que me deu a oportunidade de ser uma empreendedora e ganhar o meu dinheiro fazendo o que sei e o que gosto”, afirmou.

Bruno Alisson, de 27 anos, possui uma loja de confecções no bairro José Américo. “Estou neste ramo há dois anos e agora quero ver meu empreendimento crescer. Vou comprar prateleiras e outros equipamentos para melhorar o visual da loja e a apresentação dos produtos. Sem a ajuda do Banco Cidadão eu não conseguiria fazer isso”, contou.

Programa – O Banco Cidadão tem uma taxa de juros de 0,9% ao mês e não cobra 19-12-13-Banco Cidadão_foto_Alessandro-Potter007taxa de abertura de crédito, como ocorre nos bancos. Para a linha do Cinturão Verde, exclusiva dos produtores rurais do município, o pagamento pode ser feito em até 36 meses. O valor máximo padrão de empréstimos é de até dez salários mínimos, podendo ultrapassar esse valor em situações específicas.

Além do empréstimo, o programa promove treinamento, capacitação e acompanhamento pós-crédito dos novos empreendedores, garantindo que eles sigam o que foi acordado para que o investimento seja realmente rentável para os seus negócios. Desta forma, a mortalidade do negócio por erros de gestão é reduzida e o retorno dos empréstimos é garantido.