Prefeito licita revitalização da Lagoa e autoriza início das obras do CTS

Por - em 500

No dia em que comemora 428 anos, a cidade de João Pessoa ganha um grande presente a reestruturação de um de seus principais cartões postais. A partir das 10h desta segunda-feira (5), no Cassino da Lagoa, o prefeito Luciano Cartaxo assina a ordem de licitação para as obras de drenagem e desassoreamento da Lagoa do Parque Solón de Lucena. A obra, que está orçada em mais de R$ 21 milhões, compreende a primeira etapa do projeto de revitalização do Parque.

“Estamos investindo em obras importantes no aniversário da nossa Capital”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. A Lagoa é um cartão postal de João Pessoa e um dos grandes símbolos de nossa cidade. Vamos fazer todo o investimento necessário para que este espaço se transforme em um parque totalmente preparado para o uso da população. Estamos devolvendo a Lagoa para os pessoenses”, complementou.

A primeira fase do projeto consiste no desassoreamento da Lagoa, o que será feito por meio de um trabalho de despoluição e construção de vias alternativas para o escoamento das águas da chuva. A medida pretende resolver o problema de inundações e garantir que a água da Lagoa seja proveniente apenas da chuva.

As redes de esgoto que são lançadas no local serão redirecionadas para as redes coletoras já existentes na região. Para obra, será utilizado um método não destrutivo, o que vai ocasionar um menor impacto na rotina de quem frequenta o Centro da Capital, evitando engarrafamentos e outros transtornos. Também será construído um túnel de galeria para o escoamento das águas da chuva que passa por baixo da Avenida Guedes Pereira e deságua no Rio Sanhauá.

De acordo com o Secretário de Planejamento, Rômulo Polari, a Lagoa em breve terá um aspecto de Parque. “Podemos dizer que a Lagoa e o Parque Sólon de Lucena formarão um conjunto de opção de lazer, com uma área verde, destinada a saúde, onde as pessoas poderão apreciar a paisagem”, disse.

O projeto transformará o local em uma opção de lazer, descanso e contemplação da natureza. Nas próximas fases da obra, a Lagoa perderá o fluxo interno de veículos com o fechamento de seu anel interno. O Parque também será reflorestado e ganhará opções de esportes e cultura, como quadra de tênis, esportes náuticos, ciclovias, minicampos, quadras esportivas e playgrounds. Também está prevista a construção de Memoriais dos grandes vultos da cultura paraibana.

Centro de Treinamento de Seleções – Na oportunidade, o prefeito Luciano Cartaxo ainda assina a ordem de serviço para a construção do Centro de Treinamento de Seleções da Capital. O espaço ficará localizado no bairro do Valentina Figueiredo, onde está localizada a Vila Olímpica, e vai comportar toda a estrutura exigida pela Fifa para receber seleções que vão participar da Copa do Mundo 2014. O investimento é de R$ 2,5 milhões.

O prefeito ressaltou o incentivo ao esporte gerado pela construção de um equipamento como este nos bairros da Capital. “O Centro de Treinamento de Seleções vai gerar um grande incentivo ao esporte na nossa Capital. Teremos a oportunidade de receber uma seleção para a Copa do Mundo, mas, mais que isso, teremos um legado que será utilizado pela população da zona sul e de toda a cidade”, avaliou.

O local vai contar com um campo de futebol (68x105m), arquibancadas cobertas para 1.500 pessoas, um campo auxiliar, vestiários, estacionamentos e um bloco de apoio com acesso restrito a jogadores e membros da comissão técnica.

Além disso, o CTS ainda terá copa, academia de ginástica, sala de fisioterapia, vestiários, banheiros, sala de reuniões e um espaço exclusivo de utilização da comissão técnica. Abaixo das arquibancadas, ainda haverá um departamento médico, uma enfermaria e duas salas de imprensa.