Prefeito autoriza Praças dos Esportes e Cultura e anuncia oficinas culturais nos bairros da Capital

Por - em 582

A população de João Pessoa ganhará dois novos espaços para a prática do esporte e o envolvimento com ações culturais e de cidadania. Eles são as Praças dos Esportes e Cultura, que ficarão localizadas nos bairros Vale das Palmeiras e Gervásio Maia. A ordem de serviço foi assinada na manhã desta terça-feira (21) pelo prefeito. No evento, realizado no Paço Municipal, Luciano Cartaxo ainda anunciou o projeto “Oficina Cultural nos Bairros”, que vai levar qualificação aos profissionais de cultura da Capital.

O prefeito Luciano Cartaxo destacou que é compromisso da Prefeitura fazer com que a cultura e o esporte cheguem cada vez mais perto da população. “Estamos trabalhando por quem mais precisa e é por isso que selecionamos áreas com maior vulnerabilidade. Estas são praças que garantem não só as atividades de cultura e esporte, mas atenção social”, afirmou. Na ocasião, o prefeito ainda revelou que uma terceira praça já foi assegurada pelo Ministério da Cultura.

O projeto das praças foi apresentado pelo coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em João Pessoa, Rui Leitão, que ressaltou a participação das comunidades durante todo o processo. “Estamos garantindo uma intervenção de grande significado nestas comunidades e, o que é mais importante, incluindo seus moradores em todas as etapas de discussão para que eles conheçam o projeto e ajudem na implementação”, disse.

Já o secretário municipal da Segurança Urbana e Cidadania, Geraldo Amorim, falou sobre a necessidade de ações como esta para a garantia de segurança à população. “A violência é uma questão ampla, resultado de uma série de fatores, incluindo a questão social. Nosso papel no município é realizar um trabalho preventivo e complementar, e estas praças oferecem as alternativas necessárias para as crianças e jovens de áreas periféricas”, ressaltou.

O representante do Ministério da Cultura, Gilson Matias, parabenizou a cidade pelo compromisso e agilidade na viabilização das ações. “Nós trabalhamos em três dimensões: a cidadã, a simbólica e a financeira; e todas elas estão expressas no projeto das Praças. A cultura é um setor que dialoga com toda a sociedade e projetos como esses são fundamentais na promoção da cidadania”, afirmou.

Também estiveram presentes no evento o secretário municipal da Juventude, Esporte e Recreação, Sérgio Meira; da Infraestrutura, Ronaldo Guerra; e o superintendente da Funjope, Maurício Burity. A solenidade ainda foi prestigiada pelo deputado estadual João Gonçalves e pelos vereadores Benilton Lucena, Fuba, e Marmuthe Cavalcante, que é presidente da Comissão de Esportes da Câmara Municipal de João Pessoa.

As praças – As obras das Praças dos Esportes e Cultura compõem o PACII, com investimentos de R$ 3,2 milhões. Com áreas de aproximadamente cinco mil metros quadrados, as praças terão quadra poliesportiva coberta, parque infantil, espaço para ginástica, mesas de jogos, pista de skate, espaço multiuso, telecentro, biblioteca, terraço, banheiros e um cineteatro.

Os equipamentos também terão locais para instalação de Centros de Referência em Assistência Social (Cras), com recepção, atendimento, copa, área de serviço, coordenação e hall. De acordo com o coordenador do Comitê Gestor do PAC, Rui Leitão, os equipamentos terão uma administração tripartite, geridos pela Prefeitura de João Pessoa, pela comunidade e pela sociedade civil organizada.

Os moradores estiveram presentes e mostraram a satisfação em receber os equipamentos. “Precisamos muito destas praças. Já vimos muita violência e hoje podemos nos tornar a semente de algo melhor. Esta praça será fundamental para que possamos chamar os jovens a se envolver com o esporte e a cultura”, afirmou o professor de capoeira Crisomar Silva, do Gervásio Maia. Wilson de Sousa, do Vale das Palmeiras, aproveitou para agradecer. “Finalmente temos uma administração capaz de se preocupar com estas questões, por isso agradeço muito ao prefeito”.

Idealizado pelo Governo Federal, as Praças dos Esportes e Cultura são equipamentos públicos estruturados para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.

Oficinas culturais – Outro projeto que vai contribuir com a política de descentralização da cultura é o “Oficinas Culturais nos Bairros”, que pretende contribuir para a promoção e a difusão da cultural no município de João Pessoa. Além de democratizar o acesso à arte, as oficinas objetivam identificar o potencial criativo das comunidades da cidade.

A meta da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) é realizar 50 oficinas nos bairros, com ações voltadas para a qualificação e o aperfeiçoamento de artistas, técnicos e demais trabalhadores da cultura. A estimativa é que 1.500 profissionais se beneficiem diretamente com o projeto.

O prefeito Luciano Cartaxo pontuou que as ações de descentralização e democratização da cultura vão além dos grandes eventos. “Com estas oficinas levaremos todas as expressões culturais aos bairros e daremos condições para que nossa cidade desenvolva todo o potencial artístico que merece”, afirmou.

A PMJP pretende apoiar ações de formação e fomento nas diversas linguagens: teatro, dança, circo, artes visuais, literatura, audiovisual, com foco na inclusão social e na promoção de saberes que possam também produzir resultados positivos na melhoria de vida da população pessoense. O edital para a escolha de oficineiros e instrutores será publicado em breve no site da Funjope.