Prefeito participa da comemoração dos 231 anos do bairro Tambiá
O prefeito Luciano Cartaxo participou, na noite deste sábado (13), da comemoração dos 231 anos do bairro Tambiá. A festa é tradicionalmente organizada pelo vereador Marcos Vinícius e, neste ano, contou com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O evento ainda contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Urbano, Assis Freire, do superintendente da Emlur, Anselmo Castilho, e do diretor Administração, Finanças e Planejamento da Funjope, Thiago Modesto.
“É um prazer enorme me juntar à população no aniversário de um dos bairros mais charmosos da cidade e ao vereador Marcos Vinícius, que é um parceiro e tem contribuído de forma importante para o bairro”, declarou Luciano Cartaxo. “A Prefeitura tem o compromisso de trabalhar para os bairros e descentralizar as ações culturais, o que acontece com o apoio e incentivo a esta grande festa”, afirmou.
O vereador Marcos Vinícius destacou o empenho na comemoração da data e a importância da PMJP na realização do evento. “Tenho um carinho enorme pelo bairro de Tambiá e isso é traduzido nesta festa, da qual tem estado à frente há mais de 20 anos. A PMJP foi uma grande parceira e nos propiciou toda a estrutura e as atrações para que pudéssemos fazer a homenagem que o Tambiá merece”, afirmou.
A festa – O evento durou três dias. Desde quinta-feira (11), os moradores do Tambiá se reúnem na Praça Juvêncio Mangueira, localizada na rua de mesmo nome, para comemorar mais um ano de existência do bairro mais antigo da Capital. Neste sábado, a animação ficou por conta das bandas Bereguedê e Tuaregues. As bandas Flor de Lis e Nagibe comandaram as noites de quinta e sexta-feira, respectivamente.
Antes das atrações musicais, a população pôde acompanhar as apresentações de três grupos de dança formados por adolescentes do bairro. Os grupos Quebrarte, Mais Quebrança e Harmonia do Suingue, que apresentaram coreografias para sucessos do axé, suingueira, olodum, reggae e batidas africanas.
Apoio – A PMJP garantiu toda a estrutura necessária para a realização da festa, envolvendo esforços das secretarias da Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Meio Ambiente (Semam), as Superintendência de Mobilidade Urbana (semob), da Autarquia Especial Municipal de Limpeza (Emlur) e principalmente da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Além das atrações da noite, a Administração Municipal garantiu instalações, banheiros químicos, a revitalização do espaço e os esquemas de limpeza e mobilidade durante todo o evento.
O Bairro – O bairro Tambiá completou 231 anos de história, sendo o mais antigo da capital paraibana. Seu nome foi escolhido em homenagem ao índio Tambiá, que, segundo a lenda, morreu depois de ser capturado por uma tribo inimiga. Enquanto estava em cativeiro, Tambiá foi amparado pela índia Aipré, que não aguentou sua morte e chorou durante 50 luas. As lágrimas da indígena teriam sido tantas que acabaram criando a Fonte de Tambiá, localizada no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica.