Prefeito participa da conclusão da terceira turma do curso de cuidadores familiares

Por - em 487

Arthur AraújoEvento_CuidadoresFamiliar_foto_julianasantos 106

A cidade de João Pessoa conta hoje com mais 95 cuidadores familiares profissionais, prontos para dar atenção a pessoas com necessidades especiais. Eles participaram de um projeto pioneiro da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), de formação profissional no cuidado em saúde, integrando a terceira turma de concluintes, com treinamento prático no Distrito Sanitário IV. A solenidade de encerramento do curso aconteceu na tarde desta sexta-feira (28) e contou com a participação do prefeito Luciano Cartaxo.

“Eu tive a oportunidade de acompanhar esse projeto desde o início e sei da importância dele para a população, que vai ganhar cuidado profissional, e para os próprios cuidadores, que aprimoraram sua capacidade e hoje se sentem mais valorizados”, declarou o prefeito. “Parabenizo a todos pela dedicação e pelo resultado e afirmo que hoje idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais podem encontrar quem ofereça cuidado com cada vez mais qualidade”, complementou.

No total, 484 alunos estão se formando, distribuídos em cinco turmas, que representam cada um dos cinco distritos sanitários da Capital. Para chegar até o certificado, os alunos passaram por aulas presenciais de capacitação e por dez meses de trabalho prático. Nesse período ganharam experiência em tarefas como a administração de  medicamentos e acompanhamento em consultas e exames, e também descobriram a principal característica de um cuidador: gostar de ajudar quem precisa.

Entre os cuidadores que puderam colocar isso em prática esteve Maria Lúcia Dias, de 55 anos. Ela conta que passou por várias famílias e teve a oportunidade de fazer bons amigos. “Eu já cuidava do meu pai, que teve um AVC, e quando descobri o curso me apaixonei. Lá eu aprendi muita coisa e pude colocar em prática com gente que precisava muito de mim porque estava muito debilitada, ou mesmo outros que eu ia, encontrava triste e passava horas conversando. Deixava a pessoa tão alegre que ela me ligava quando eu ia embora”, contou.

Marlene Oliveira também fez o curso, e teve a mesma impressão. “É muito mais que cuidar de um doente. É cuidar de uma família. É muito bom ver pessoas que eu encontrei falando em morte passarem a tomar gosto pela vida, ganhar autoestima, mais independência. Espero que todos estes concluintes saiam por aí fazendo o que aprendemos, que é cuidar de quem precisa”, afirmou.

A diretora de Atenção à Saúde, Manuela Ribeiro, afirmou que a cidade ganhou 95 novos especialistas no cuidado. “São profissionais que compreendem o momento que as pessoas estão passando e sabem como transformar o dia-a-dia em algo melhor. Não é apenas o cuidado técnico, mas também uma conversa, um sorriso, o ouvido para um desabafo. Os laços que foram formados na experiência prática são duradouros”, afirmou.Evento_CuidadoresFamiliar_foto_julianasantos 060

Projeto virou referência – O curso Cuidadores Familiares, projeto da Prefeitura de João Pessoa, chamou a atenção do Ministério da Saúde e deverá se transformar num modelo a ser implantado em outras cidades brasileiras. A iniciativa consiste, basicamente, em qualificar pessoas que para cuidar de pacientes domiciliares que necessitam de cuidados especiais.

O curso teve início em 26 de novembro de 2014 e além da elaboração do projeto terapêutico, contou com outras duas etapas. Na primeira, os alunos participaram de aulas presenciais, onde foi ensinado técnicas para o atendimento adequado às pessoas que precisam de cuidados especiais. Na segunda etapa, os participantes colocaram em prática o conteúdo adquirido em sala de aula e, com acompanhamento dos tutores, cuidaram de usuários que necessitam de cuidados especiais na vida cotidiana, nos cinco distritos sanitários de João Pessoa.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Organização Social para o Desenvolvimento Sustentável e Capacitação (Odesc), uma entidade sem fins lucrativos, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-americana de Saúde (Opas).