Prefeito participa da procissão de Nossa Senhora da Penha e destaca tradição da festa

Por - em 1339

Luciano_ProcissãodaPenha_foto_JulianaSantos 014Milhares de fiéis foram às ruas na noite deste sábado (23) para celebrar a fé e a devoção a Nossa Senhora da Penha. Em romaria, eles percorreram quase 14 km, partindo da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro, para o Santuário da Penha, no bairro de mesmo nome. Entre os romeiros estava o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, que, ao lado da primeira-dama Maísa Cartaxo, destacou a tradição e longevidade da festa, que completa 250 anos em 2013.

“Estes 250 anos da festa de Nossa Senhora da Penha é uma demonstração da fé do povo pessoense”, destacou Luciano Cartaxo. “Este é um momento especial, onde podemos pedir muita paz e proteção para a nossa cidade e para toda a população. Eu me sinto muito abençoado por poder participar deste ato de fé por mais um ano”, complementou.

A procissão teve início às 22h, partindo da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, na Avenida João Machado. Após a benção inicial, concedida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, os fiéis seguiram pelas avenidas Dom Pedro II, Walfredo Brandão e Hilton Souto Maior, chegando ao Santuário da Penha por volta das 4h deste domingo (24).Luciano_ProcissãodaPenha_foto_JulianaSantos 007

Superação – O tamanho do trajeto, no entanto, parece não assustar os devotos, que percorrem os 14 km em busca de superação, principalmente para cumprir promessas feitas à santa. A dona de casa Lúcia Jaira, de 29 anos, é um exemplo. Ao lado do marido, ela levou a filha Taiane, de um ano e seis meses, até a Penha. “Ela curou a minha filha e hoje estamos aqui para agradecer. Devemos isso a ela”, declarou.

Dona Alice Oliveira, de 94 anos, não percorreu nenhum dos 14 km. Impedida de andar, ela assistiu tudo da calçada de casa, na Avenida Pedro II, e demonstrou tanto entusiasmo quanto quem seguiu o cortejo. “Sempre fui devota, desde pequena, como toda a minha família. Não posso mais acompanhar, mas é uma benção ter a procissão na minha porta todos os anos. Quando a vejo passando sinto um amor muito grande em meu coração”, contou.

Luciano_ProcissãodaPenha_foto_JulianaSantos 056A romaria – A tradição de devoção à Nossa Senhora da Penha teve início em 1763, quando o português Sílvio Siqueira fez um apelo à santa para sobreviver a uma tormenta quando navegava no litoral paraibano. A graça foi alcançada e, em retribuição, o navegador ergueu um santuário no local onde desembarcou: a Praia de Aratú, hoje chamada Praia da Penha.