Prefeito participa da VI Mostra de Talentos da Pessoa Idosa

Por - em 418

08-10-13-VI mostra de talentos da pessoa idosa_foto_Alessandro-Potter002A manhã desta terça-feira (8) foi repleta de música, dança, cores e arte. Os artistas, além das belas apresentações, mostraram muita disposição e vivacidade. Eles são idosos de todas as regiões da Capital, que se reuniram no auditório do Unipê, com a presença do prefeito Luciano Cartaxo, para a VI Mostra de Talentos da Pessoa Idosa. O evento é promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“A forma carinhosa e respeitosa com que temos tratado o idoso em nossa administração mostra o zelo com que queremos cultivar a cidadania”, declarou Luciano Cartaxo. “João Pessoa é uma das capitais com o maior número de idosos no país e temos a responsabilidade de garantir a eles muita qualidade de vida. Queremos promover uma saúde baseada no envolvimento com a sociedade”, afirmou.

A amostra reuniu 700 idosos de toda a cidade, que foram organizados por cada um dos cinco Distritos Sanitários da Capital. Eles brincaram, cantaram, se alongaram e torceram bastante para os grupos de dança que representaram a sua região. Cada distrito selecionou dois grupos para o evento, o que aconteceu durante as chamadas minimostras. O processo foi promovido pelo Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio, a Prefeitura de João Pessoa tem trabalhado com um conceito ampliado de saúde. “Esta atividade desperta a criatividade, a capacidade cognitiva e mostra que saúde é bem mais que remédios e exames. É preciso desenvolver atividades físicas, emocionais e espirituais. A PMJP vai priorizar a atenção com idosos, crianças e mulheres”, concluiu.08-10-13-VI mostra de talentos da pessoa idosa_foto_Alessandro-Potter012

A coordenadora de Saúde do Idoso, Irene Delgado, disse que o evento faz muita diferença para os idosos. “O desenvolvimento de atividades como esta estimula a qualidade de vida, tira os idosos do isolamento social e familiar, faz com que eles demonstrem sua capacidade e quebrem o estigma de inutilidade ao qual são submetidos”, avaliou.

Homenagem – Durante o evento, duas idosas foram homenageadas em nome de todos os presentes. Uma delas foi dona Daluanira Melo. A outra foi dona Lúcia Cartaxo, mãe do prefeito. “Só tenho a agradecer a ela por tudo que já fez por mim. Nada do que conquistei até hoje seria possível sem o apoio dela. O idoso também é o futuro, pois é com a experiência e conhecimento deles que conseguimos construir coisas novas”, afirmou o prefeito.

Envolvimento – Para os idosos, participar das atividades é uma grande festa. É o caso de dona Maria das Dores Araújo, de 62 anos, que mora no Alto do Céu, em Mandacaru. “É a primeira vez que venho e estou achando tudo tão lindo. Aqui a gente se diverte, conhece pessoas, faz amigos e assiste as apresentações. Se tiver todos os anos não quero mais perder”, contou, logo depois de mostrar muita disposição fazendo alongamento.

Dona Raumita Coelho, de 73 anos, moradora do Tambiá, por sua vez, não foi só assistir. Ela faz parte do grupo de idosos Dinâmica Cultural, e foi mostrar seu talento representando Santa Clara em um número de dança. “Gosto muito de participar e já estou no grupo há dois anos. Quando estou me apresentando sinto uma emoção enorme, muita alegria, por isso aconselho a todos os idosos que também se envolvam e participem”, disse.

08-10-13-VI mostra de talentos da pessoa idosa_foto_Alessandro-Potter019Serviços – No local do evento os idosos ainda podiam utilizar serviços como o da Ouvidoria Municipal, receber orientações no estande do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e utilizar serviços de saúde, fruto de uma parceria com o Posto de Atendimento de Primeiros Socorros, projeto do Curso de Educação Física do Unipê. Neste estande, os idosos puderam aferir pressão, verificar a glicose e também a frequência cardíaca, entre outros serviços.