Prefeito participa de celebração pelos 100 anos da Arquidiocese da Paraíba

Por - em 772

 

Luciano_MissaDiocese_foto_JulianaSantos 002 (24)O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e a primeira-dama, Maísa Cartaxo, participaram, no fim da tarde deste sábado (22), da missa de celebração dos 100 anos da elevação da Diocese da Paraíba ao nível de Arquidiocese. A celebração, comandada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, ainda marcou o encerramento do 1º Sínodo Diocesano, assembleia que discutiu temas relativos à Igreja. O culto foi realizado no adro da Igreja de São Francisco, reunindo centenas de fiéis.

A Diocese da Paraíba foi transformada em Arquidiocese Metropolitana da Paraíba no ano de 1914, ato determinado pelo Papa Pio X. O prefeito Luciano Cartaxo parabenizou a instituição pelo centenário, descrevendo-a como uma instituição compromissada com os valores da fé e da caridade. “São pessoas dedicadas a fazer o bem, promover a fé católica, e orientar espiritualmente, mas que também se empenham para oferecer ajuda material a quem mais necessita. Esta é uma luta da qual compartilhamos, combatendo a desigualdade em todas as suas formas”, destacou.Luciano_MissaDiocese_foto_JulianaSantos 002 (88)

O prefeito ainda falou sobre a alegria de, como católico, poder estar representando a sociedade de João Pessoa nesta comemoração de 100 anos. Em seu discurso, ele defendeu que a fé é parte indelével do espírito de mudança. “Falo da fé religiosa e também da crença que cada um de nós tem na capacidade de melhorar a nossa vida. Sabemos que podemos encarar novos desafios e tornar nossa realidade cada vez melhor. E esse é o sentimento que nos move”, declarou.

Luciano_MissaDiocese_foto_JulianaSantos 002 (129)A homilia escrita pelo reverendíssimo Dom Giovanni D’aniello, representante do Vaticano no Brasil, foi lida na cerimônia pelo arcebispo Dom Genival França, presidente da Regional Nordeste 2, que reúne 21 Arquidioceses dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas. “A celebração deste evento testemunha o fruto do amor de Deus, que é concretizado na ação de seus ministros e de seus fiéis”, destacou.