Prefeito participa de homenagem ao desembargador Francisco Espínola

Por - em 524

Luciano_homen.XicoSpíndola_foto_JulianaSantos 206O prefeito Luciano Cartaxo participou, no início da noite desta quinta-feira (29), da homenagem realizada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB) ao desembargador Francisco Espínola, que completaria 100 anos de vida no próximo dia 4 de julho. Durante a solenidade, que aconteceu no Pleno do TJ, ainda ocorreu o lançamento da biografia do homenageado, de autoria de Evandro da Nóbrega.

“O Tribunal de Justiça está de parabéns por valorizar a história dos grandes desembargadores que já fizeram parte da Corte e, desta forma, valorizar a própria história”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Com toda certeza o desembargador Francisco Espínola é um ícone do Direito na Paraíba e merece esta homenagem e todo o reconhecimento”, afirmou.

O desembargador Marcos Cavalcante, presidente da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça, afirmou ser uma honra para o Tribunal prestar homenagem para tão grande jurista. “Fui aluno de Chico Espínola assim como a maioria dos desembargadores e outros magistrados e sabemos a figura extraordinária que ele foi, além de um grande jurista. Estamos orgulhosos deste momento”, afirmou.

A solenidade foi marcada pela entrega de uma comenda pelo legado jurídico e administrativo deixado por Francisco Espínola ao Tribunal de Justiça. A distinção foi entregue aos netos do desembargador, que estiveram presentes ao lado dos seus pais e da avó, Margarida Espínola, esposa de Francisco Espínola. Na ocasião, ainda foi lançada a biografia “Doutor Chico Espínola, um Homem Simples e Justo”, de Evandro da Nóbrega.

O homenageado – Francisco Espínola foi professor de Direito Penal na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, onde atuou na Comarca Cível. O jurista faleceu no ano de 1993.