Prefeito participa de procissão de Corpus Christi
O prefeito Luciano Cartaxo e a primeira-dama, Maísa Cartaxo, participaram da procissão de Corpus Christi no final da tarde desta quinta-feira (19). O cortejo, que carregou o ostensório como homenagem ao sacramento da Eucaristia, foi liderado pelo vigário diocesano geral, Monsenhor Virgílio. O tráfico de pessoas, tema da Campanha da Fraternidade 2014, foi um dos temas refletidos na ocasião.
“Este é um momento muito importante de celebração do ministério da Eucaristia e de fortalecimento de nossa fé em Jesus Cristo”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Faço questão de estar presente todos os anos na procissão e é um momento em que peço muitas bênçãos para toda a cidade de João Pessoa”, complementou.
O Monsenhor Virgílio destacou a importância de ressaltar a campanha contra o tráfico de pessoas neste dia de Corpus Christi. “O Corpo de Cristo é a própria Igreja. Que celebra o nome de Jesus se compromete a ter atitudes semelhantes às dele, o que inclui enfrentar os dramas humanos. O tráfico é um drama silencioso que age de mil formas e precisa ser combatido. Quando adotamos a vida cristã precisamos saber onde está o Cristo ferido no coração das pessoas”, defendeu.
Devoção – Carmésia Albuquerque, de 59 anos, foi um dos milhares de fiéis que acompanharam a procissão. “Estou presente todos os anos, faça chuva ou sol. Este é um momento de agradecimento ao senhor e é uma oportunidade de sentir sua presença ao nosso lado. Ele é a nossa vida”, declarou.
A estudante Jéssica Santos, de 17 anos, também participou do cortejo. “É uma tradição que veio da minha mãe e que nunca deixo de cumprir. Gosto muito de participar dos eventos da igreja e é na procissão de Corpus Christi que podemos saldar ainda mais o corpo de Cristo”, afirmou.
A data – O nome “Corpus Christi” vem do Latim e quer dizer “Corpo de Cristo”. No Brasil, essa solenidade é comemorada sempre na quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade. O objetivo é celebrar solenemente o mistério da Eucaristia: o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
O motivo de ser uma quinta-feira é porque faz alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a Instituição da Eucaristia – durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em Seu Corpo e em Seu Sangue.
O percurso – A procissão de Corpus Christi teve início em frente à Igreja de Nossa de Lourdes, localizada na Avenida João Machado. Os fiéis seguiram até a Praça João Pessoa, onde pararam para um momento de reflexão. O cortejo seguiu então para o seu ponto de encerramento, no Adro da Igreja de São Francisco.