Prefeito ressalta para profissionais da UPA de Cruz das Armas que atendimento deve ser humanizado

Por Flávio Asevêdo - em 932

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, recepcionou os profissionais convocados para trabalhar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Augusto Almeida Filho, em Cruz das Armas, na tarde desta terça-feira (20), em uma casa de recepções no Bairro dos Estados. A equipe está passando por um treinamento para iniciar os trabalhos no próximo dia 28, quando será inaugurada a nova unidade de saúde, que recebeu investimentos de mais R$ 6,2 milhões.

Na conversa que teve com a equipe, o prefeito ressaltou a importância dos profissionais oferecerem um atendimento humanizado e solidário junto à população que procurar os serviços da nova UPA, política pública essa que já vem sendo aplicada em toda rede municipal de saúde da Capital.

“Na UPA de Cruz das Armas vamos ter uma demanda grande até em virtude da localização dela na avenida e por ser a entrada da cidade. Queremos oferecer à população um grande trabalho de equipe, todos unidos, sendo solidários e fazendo um bom atendimento. A equipe que está aqui tem qualidade e competência, então estamos neste treinamento para recepcioná-los e fazer com que todos os setores funcionem bem para servir à população”, declarou Luciano.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) convocou, ao todo, 280 profissionais de nível médio e superior que passaram por um processo seletivo simplificado, iniciado em junho deste ano. Dentre estes profissionais estão médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos, agente administrativo, assistente social, recepcionista, técnico em radiologia, enfermagem, laboratório e informática, auxiliar de serviços gerais, faturista, almoxarife, maqueiro, condutor e vigilante. O contrato de trabalho vigorará por prazo determinado de seis meses.

Luciano Cartaxo destacou aos profissionais o empenho da PMJP para colocar em funcionamento a nova UPA e garantir a ampliação do atendimento de saúde na Capital. “Estamos felizes de fechar o ano com a entrega da UPA no próximo dia 28, uma demonstração do nosso compromisso com a cidade e a população. Existe hoje mais de 500 UPAs prontas em todo o país, mas os prefeitos não vão conseguir colocar para funcionar por causa do custeio e aqui foi um compromisso nosso e estamos cumprindo. E também assumimos com a responsabilidade de manter o padrão de atendimento das outras duas UPAs que já estão funcionando na cidade”, disse.

As outras Unidades de Pronto Atendimento de João Pessoa prestam serviço à população no bairro de Manaíra (UPA Oceania) e Valentina Figueiredo (UPA Célio Pires de Sá).

Estrutura – A UPA Augusto Almeida Filho, localizada na avenida Cruz das Armas, principal do bairro, será articulada com a Estratégia da Família, Atenção Básica, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e Unidades de Saúde da Família. O sistema de acolhimento será realizado por enfermeiros e se baseia na classificação de risco do Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.

A unidade conta com salas de raio X, engessamento, salas de suturas, aplicação de medicamentos, coleta de material para análises laboratoriais, postos de enfermagem, refeitório e estacionamento para funcionários, público em atendimento e a unidade do Samu.