Prefeito se reúne com Trade Turístico e fecha parceria que incentiva o uso da coleta seletiva

Por Arthur Araújo - em 850

481be033-cdcf-4024-93fd-fbfcfe00c94cO prefeito Luciano Cartaxo se reuniu nesta quinta-feira (7) com representantes do Trade Turístico da Capital. Durante o encontro, eles discutiram os avanços obtidos nos últimos anos, além de levantar novas demandas para o crescimento do setor. Na ocasião, foi fechada uma parceria que incentiva o uso da coleta seletiva pelas empresas relacionadas, o que vai permitir o enquadramento delas no limite de produção de resíduos estipulada por Lei.

De acordo com o documento assinado, as empresas que ultrapassarem o limite de 200 litros de resíduos diários, previsto pela Taxa de Coleta de Resíduos (TCR), devem pagar pela coleta do excedente. Com a nova definição, os bares, restaurantes e outras empresas poderão, até o próximo dia 20, aderir ao projeto de coleta seletiva, reduzindo a quantidade de lixo destinada à coleta comum e evitando o excesso. Na prática, elas deverão acionar a Emlur por meio de ofício para o recolhimento de resíduos, com foco nos inorgânicos ou secos (plásticos e vidros).

“Estamos mantendo um diálogo importante com o Trade e que resulta em ações positivas para a sociedade, como o caso do acordo firmado para a destinação dos resíduos sólidos”, destacou o prefeito. “Os últimos anos foram marcados por muitos avanços no turismo e temos a certeza de estar construindo uma cidade bem melhor preparada para acolher os seus moradores e visitantes”, complementou.

O presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, Graco Parente, destacou a importância da manutenção de ações emIMG-20160107-WA0004 parceria entre as duas entidades. “Esta foi uma solução pensada em conjunto e mais um gesto do prefeito em estreitar os laços com o setor. Esta era uma reivindicação da categoria e a solução encontrada pode ser avaliada como a melhor possível”, afirmou.

Obras – Muitas das obras que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vem executando, nesta gestão, já têm ou vão ter impacto direto – e positivo – sobre o turismo na Capital paraibana. Um exemplo recente é a calçadinha de Tambaú, que conta com um novo piso, iluminação, sinalização e acessibilidade no trecho entre o Hotel Tambaú e o Largo da Gameleira.

O letreiro iluminado “Eu amo Jampa”, instalado no Busto de Tamandaré, também virou ponto de referência e tem sido muito procurado não só por visitantes, mas também pelos pessoensses. A PMJP também realizou intervenções no Centro Histórico, como a recuperação da Casa da Pólvora, com um novo espaço cultural, junto com a revitalização das praças da Independência e João Pessoa, e trabalha na construção do Centro de Informação ao Turista, nas obras da Nova Lagoa (que incluem o novo parque Sólon de Lucena) e na reforma do Hotel Globo.

Enquanto o Centro de Informação ao Turista encontra-se em fase de conclusão, a Prefeitura iniciou, nesta semana, as atividades de um ponto de apoio ao turista, localizado na Feirinha de Tambaú. O local oferece um serviço de informação sobre os roteiros turísticos da cidade, além de suporte logístico. Durante o horário de funcionamento, das 16h às 20h30, dois profissionais bilíngue ficarão à disposição do público.

0bff0db8-54d1-495c-8fe0-caf85dc16dceDe acordo com a secretária municipal do Turismo, Grace Ferreira, o ano de 2015 foi bastante positivo para o setor. “O turismo de João Pessoa cresceu muito e isso é refletido no número de ocupação de leitos nos hotéis. Isso é um reflexo direto do trabalho de divulgação da cidade que temos feito em feiras de turismo, e também do grande investimento que a gestão tem feito em infraestrutura”, explicou.

Movimentação – Somente no final de semana do Réveillon, João Pessoa recebeu um contingente de 50 mil turistas, dos quais nove mil utilizaram a rede hoteleira da cidade, o equivalente a 90% da capacidade. Segundo o mais recente levantamento de Competitividade do Turismo Brasileiro 2015, elaborado pelo Ministério do Turismo, João Pessoa alcançou o melhor resultado dos últimos oito anos. Hoje, a Capital paraibana é o 14º destino mais competitivo do País e o 4º do Nordeste.