Prefeito visita escolinha de futebol no Centro de Treinamento Esportivo

Por - em 1568

sejer_cte_ (3)O esporte integrado à educação já é uma realidade na vida de 200 crianças e adolescentes do bairro Valentina Figueiredo. Eles estão inscritos no Programa Esportivo Educacional (Pese), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que chegou ao bairro após a inauguração do Centro de Treinamento Esportivo (CTE), no último dia cinco de agosto, aniversário de João Pessoa. O projeto foi visitado pelo prefeito Luciano Cartaxo, na manhã desta quarta-feira (8).

“Este é um projeto muito importante, que alia esporte, educação e saúde para promover a cidadania, e que ganhou ainda mais impacto com a entrega deste grande equipamento, que é o Centro de Treinamento Esportivo”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Estamos garantindo toda a estrutura e o acompanhamento necessário para formar não só bons atletas, mas bons cidadãos”, complementou.

Só no CTE, 200 crianças entre nove e 14 anos participam do projeto. Lá, eles possuem acesso a dois campos, sendo um de dimensões profissionais (68 x 105m), com o mesmo gramado do Maracanã. Também fazem parte da estrutura uma arquibancada para 1.500 pessoas, salas de fisioterapia e ginástica, vestiários com 12 banheiras de hidromassagem e sala de reuniões com capacidade para 40 pessoas.

Luís Gustavo, de 11 anos, é um dos novos atletas do futuro. “Eu já gostava muito de jogar bola e achei muito bom quando soube que ia abrir a escolinha porque aqui a gente tem tudo”, avaliou. E ele sabe que o aprendizado não se resume à bola. “Aqui o que o professor mais fala é em disciplina, no jogo e também nos estudos e na família”, contou.

Milena Alves, de 14 anos, tinha na televisão o maior contato com o esporte, mas agarrou a oportunidade com a abertura do CTE. “Eu tinha curiosidade de saber como era e gostei muito, foi bem melhor do que eu esperava porque os professores são muito legais e estão preocupados com a gente. É uma ótima experiência”, destacou.

Pese – Atualmente, o programa beneficia 420 crianças, todas elas entre nove e 14 anos de idade, que estão matriculadas na Rede Pública de Ensino. Elas são atendidas por 14 profissionais em três diferentes núcleos: o Estádio da Graça, em Cruz das Armas; o CTE, no Valentina Figueiredo; e a Maravilha do Contorno, no Cristo Redentor. Este último espaço foi cedido pelo Botafogo da Paraíba, como contrapartida pelo apoio oferecido pela PMJP dentro do projeto “João Pessoa de Todas as Torcidas”.sejer_cte_ (6)

Para participar das aulas, as crianças precisam estar em dia com o calendário escolar e apresentar boas notas, além de um bom comportamento em sala de aula e em casa. “Realizamos um acompanhamento bimestral de cada um deles para saber como está o rendimento e a disciplina de cada um deles e percebemos, depois de algum tempo, uma grande evolução tanto escolar quanto no seio familiar”, contou Magno Cerqueira, um dos coordenadores do projeto.

Diego Cerqueira, que também coordena o Pese, conta que o trabalho consegue promover uma grande mudança na forma como as crianças e adolescentes enxergam o mundo. “Falamos sobre os horários, respeito, limites e tudo que é fundamental para se viver bem em sociedade. Isso provoca uma grande mudança na desenvoltura como cidadão e isso reflete no desempenho como esportista”, explicou.

Homenagem – Durante a visita, o prefeito Luciano Cartaxo foi contemplado com uma comenda, entregue pelos idealizadores do projeto e pelas crianças inscritas no CTE. A homenagem foi uma forma de agradecimento pelos serviços prestados pela gestão em apoio à prática esportiva como forma de promoção da cidadania.