Prefeito visita pacientes da fila de cirurgias ortopédicas e verifica atendimento

Por - em 525

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, visitou, na noite desta quarta-feira (8), os pacientes da fila de cirurgias ortopédicas que estão sendo atendidos no Hospital Samaritano. O gestor estava acompanhado do secretário municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio, e pôde conferir de perto o andamento dos procedimentos e a opinião dos pacientes, que ganharam atenção redobrada com o Programa Emergencial de Cirurgias Ortopédicas do Ortotrauma (Pecoo).

“Eu fiquei sensibilizado com o depoimento de gratidão destas pessoas”, revelou o prefeito. “Muita gente que sofreu fraturas e aguardava pelo atendimento há bastante tempo agora será atendida. É muito bom ver que os pacientes estão felizes e que logo poderão voltar ao convívio familiar graças à agilidade que o serviço ganhou com a implementação do programa”, complementou Luciano Cartaxo.

O diretor do Hospital Samaritano, Ricardo Inês, destacou o sucesso da parceria para acelerar o atendimento da fila de cirurgias ortopédicas. “Estamos tendo um grande respaldo da Prefeitura e essa aliança resulta na prestação de um bom serviço à população”, destacou. De acordo com o diretor, 16 leitos do complexo estão disponíveis para os pacientes encaminhados pelo Município. Por dia são realizadas de seis a oito cirurgias.

Alegria – O sentimento de alegria por poder fazer a cirurgia era unânime nas enfermarias do Samaritano. Alguns pacientes esperaram meses para serem atendidos, e não escondem a felicidade de ver a operação marcada. “Agradeço demais porque eu não tinha ideia de quando poderia ser operada, mas tudo aconteceu da melhor maneira possível. Só tenho a agradecer a Deus e a Luciano Cartaxo, que fez esse programa”, destacou Gersonida da Silva, que quebrou o punho depois de um escorregão.

Analúcia Carneiro também agradeceu. Ela fraturou o tornozelo em uma queda e já foi operada. “Tive muita sorte de ser incluída nesse programa e ver minha cirurgia ser feita em tão pouco tempo e com tanta qualidade. Eu não tinha esperanças de ser atendida tão cedo”, confessou.

O programa – O Pecoo é uma iniciativa da PMJP para zerar a fila de espera por cirurgias ortopédicas, lista que possui cerca de dois mil pacientes. O Ortotrauma é o responsável por receber a demanda e encaminhar as cirurgias, que podem acontecer também nos hospitais Santa Isabel, do Município, e Samaritano, após a assinatura de um convênio entre os órgãos.