Prefeitura apoia ação que busca o resgate da história dos Índios Tabajara
O “Dia do Índio” será marcado em João Pessoa pela ação “Reaprendendo a nossa própria História” e por várias manifestações culturais. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Transparência Pública e da Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, estão à frente da atividade que tem como principal objetivo o resgate da história deste segmento racial. A atividade será realizada dia 19, das 9h às 15h, na Praça Índio Piragibe, próximo a fábrica de cimento, na Ilha do Bispo.
Hoje restam apenas mil índios Tabajaras no Estado e eles estão situados no sul paraibano (Conde, Alhandra e Pitimbu) e em mais 12 comunidades na cidade de João Pessoa. A busca por esse resgate começou em 2006. “Arrancaram nossas folhas, quebraram nossos galhos, cortaram nossos troncos, mas esqueceram de arrancar nossas raízes”, disse o cacique Ednaldo Tabajara, da Aldeia Vitória, na Mata da Chica, município do Conde.
A coordenadora de Promoção a Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Socorro Pimentel, informou que os índios “estão buscando o resgate das suas raízes, reavendo direitos negados nos dias atuais”. Para Socorro, a participação da população para este momento só vem fortalecer a luta histórica deste segmento cujos direitos vem sendo resgatados e que agora o Governo Municipal está empenhado em implementar políticas públicas inclusivas.
Programação – Para o ato cultural estão previstos a dança do Toré, exposição e venda de artesanato produzido pelos índios entre outras atividades.