Prefeitura apresenta projetos na área de tecnologia durante evento internacional em João Pessoa
Mônica Melo
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) irá apresentar, a partir desta quarta-feira (27), as experiência na área da tecnologia da informação durante a Expotec 2015, evento que irá reunir profissionais, pesquisadores e estudantes brasileiros e estrangeiros das áreas de software livre, robótica, tecnologia, internet, mídia alternativa e games. O evento, que acontece no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima até o próximo dia 30, terá sua solenidade de abertura às 13h30 e contará com a presença do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. A expectativa é de que 4 mil pessoas participem do encontro.
No evento, a PMJP apresentará seus projetos na área de robótica e inclusão digital, desenvolvidos pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), além do Portal da Transparência e experiências na área do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão, o e-SIC. Serão quatro dias de palestra, debates, encontros, exposições e competições de desenvolvimento e robótica. A Prefeitura elaborou um esquema especial para facilitar o transporte do público até o local.
O secretário da Transparência Pública (Setransp), Éder Dantas, explicou que a cidade de João Pessoa tornou-se referência em tecnologia e que a prefeitura vem realizando ações importantes para incentivar essa vocação da cidade. “João Pessoa poderá se projetar como referência na área de tecnologia, estimular e permitir que os profissionais se atualizem sobre o desenvolvimento de tecnologias digitais. Esse é o momento de exibir as experiências da cidade e realizar um importante intercambio”, assegurou Dantas. Mais de 90 expositores apresentarão soluções e lançamentos em tecnologia em diversos setores como instituições educacionais, órgãos públicos e empresas de tecnologia.
A Expotec também deverá servir de preparação para a 10ª Reunião Anual do Internet Governance Fórum (IGF), evento patrocinado pela ONU que acontecerá em João Pessoa de 10 a 13 de novembro de 2015.
Secitec – A Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa participa do evento desde sua concepção, tendo ajudado na coordenação das trilhas de software livre e robótica, trabalho esse realizado pelo diretor de Difusão Tecnológica, Rodrigo Vieira, e do coordenador do curso de Robótica Educacional Livre, Celso Padilha, respectivamente.
“A Paraíba é um celeiro de talentos na área de tecnologia e a Secitec tem buscado democratizar as oportunidades de acesso a esse mercado ao atender o público da Capital com cursos gratuitos, porém especializados”, afirmou o secretário Bival Ferreira Dantas.
No dia da abertura do evento, quarta-feira (27), às 15h, Rodrigo Vieira irá ministrar a palestra ‘Software livre na inclusão sociodigital da Prefeitura de João Pessoa’. Na ocasião, o especialista irá descrever as diversas iniciativas como as Estações Digitais, Estação Móvel e Estação Virtual, e do mais recente Centro de Recondicionamento de Computadores do Brasil (CRC/JP), desenvolvido a partir do programa do governo federal ‘Computadores para Inclusão’.
“Também estaremos presentes diariamente no stand da PMJP na feira e na Estação Digital Móvel (ônibus) dando informações, oferecendo oficinas e fazendo inscrições para os diversos cursos oferecidos pela Secitec”, disse o diretor de Difusão Tecnológica da secretaria.
Presenças – A Expotec 2015 contará com a presença do diretor executivo da Linux International, Jon Maddog Hall, e o criador da Free Software Foundation, Richard Matthew Stallman. Entre os convidados nacionais estão o fundador e conselheiro da Fundação Software Livre América Latina, Alexandre Oliva, o secretário executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Hartmut Glaser e vários outros importantes nomes nas áreas da engenharia, tecnologia e ativismo digital. Entre os paraibanos que participarão estão o presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), Percival Henriques, e o coordenador do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid) da UFPB, Guido Lemos.