Prefeitura capacita população para abrir o próprio negócio e se qualificar para o mercado de trabalho

Por Hellen Nascimento - em 493

Quem nunca sonhou em ser seu próprio patrão? E aumentar sua renda e melhorar a qualidade de vida da família?secitec_estaçãodamoda_isanafernandes_foto_GilbertoFirmino (10) Muitas pessoas desejam isso, mas na maioria dos casos não sabem como ou, simplesmente, não possuem qualificação. Pensando nisso, a costureira e hoje, microempresária, Isana Fernandes Lustosa, 37 anos, procurou os cursos oferecidos pela Estação da Moda – Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), para se capacitar e poder abrir seu próprio negócio.

“Sempre gostei de costura, mas quando percebi que poderia tirar meu sustento disso, minha vida se transformou. Depois que fiz os cursos da Estação da Moda minha forma de ver a vida mudou. Eu já sabia costurar, mas depois dos cursos, diversifiquei e aumentei minha técnica. E não foi apenas na área de corte e costura. Me organizei como empreendedora e hoje tenho minha própria confecção”, comemora.
Já para vendedora e costureira Adriana Viana da Silva, 38 anos, fazer a oficina de Moda Íntima e o curso de Operador de Máquina Industrial, um dos cursos mais procurados na Estação da Moda, foi fundamental para seu crescimento profissional e para aumentar a renda familiar.

“Sou vendedora, mas a loja que trabalho produz sua própria confecção, e eu sempre quis trabalhar na fábrica, mas como não sabia mexer em máquina industrial, nunca tive oportunidade. Hoje, formada pela Estação da Moda, continuo atuando como vendedora de dia, e à noite, quando solicitada, trabalho na fábrica. Isso contribuiu na minha vida profissional, além de ter melhorado a condição financeira da minha família”, avalia.

curso-corte-e-costuraInclusão social e geração de renda – A Estação da Moda é um projeto da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), realizado através da Secretária de Ciência e Tecnologia (Secitec) e tem como objetivo formar, qualificar, promover inclusão social e estimular a geração de emprego e renda na Capital, transformando a moda em mais que uma simples escolha de um estilo, mas sim, em uma oportunidade para abrir as portas de trabalho para um mercado inovador e promissor.

Cursos- A Estação da Moda é um espaço voltado à capacitação tecnológica por meio do ensino profissionalizante de corte e costura em máquinas industriais. Além de oficinas na área de moda, são oferecidos à população os cursos permanentes de Operador de Máquinas Industriais, Corte e Costura em Malha, Corte e Costura em Tecido Plano e Modelagem Industrial.

De acordo com o coordenador da Estação da Moda, Romero Sousa, o projeto tem como objetivo, além de estimular a produção de arte e resgate da cultura popular através do artesanato local, também estimular o empreendedorismo por meio da oferta de capacitação e qualificação, requisitos cada vez mais procurados pelo mercado de moda.

“Nosso foco está em descobrir, potencializar e promover tanto talento natural de nosso público, quanto o de oferecer ferramentas para que também possam se profissionalizar e assim contribuir para a geração de emprego e renda na Capital”, ressaltou.

Fashion Tech– Além de promover cursos e oficinas, a Estação da Moda ainda realiza projetos e promove eventos fashiontech_foto_RAFAELQUEIROZ_15-copyvoltados para a criação e capacitação de profissionais para o mercado de moda local. É o caso do FashionTech, realizado desde 2011, é um concurso voltado para novos estilistas com o objetivo de incentivar a criação e o desenvolvimento das potencialidades dos profissionais de moda e amadores. O evento pioneiro no âmbito das prefeituras municipais premia o vencedor com o desenvolvimento da coleção proposta no concurso, incluindo tecidos e mão de obra, além de um desfile de apresentação da coleção.

O estudante de moda, Willer Moura, ganhador da 3ª edição do Fashion Tech, realizada em dezembro do ano passado, afirma que o concurso foi um divisor de águas em sua vida profissional. “O Fashion Tech é uma forma maravilhosa que a Prefeitura criou para incentivar a capacitação profissional, empreendedorismo e arte. Depois de ter ganhado o concurso já entrei no mercado de trabalho de moda e a partir de agora, quero crescer cada vez mais”, assegurou.

Portal Estação da Moda– Além de focar na formação e capacitação para o mercado profissional na área de moda, a população de João Pessoa também pode acompanhar todos os projetos, atividade, oficinas e cursos, por meio do Portal Estação da Moda através do endereço: http://estacaodamoda.joaopessoa.pb.gov.br/

Lançado em junho do ano passado, o Portal Estação da Moda surgiu da necessidade de melhorar os serviços oferecidos à população. Ele é uma ferramenta que proporciona aos usuários, mais dinamismo e interatividade. Através do portal, a informação dos serviços ofertados é passada com mais agilidade a acessibilidade à comunidade local.

Mais do que divulgar as ações, cursos, parcerias e oficinas da Estação da Moda, o Portal também serve de vitrine para profissionais de moda das mais diversas especialidades a exemplo de estilistas, costureiras, fotógrafos, produtores, modelos, maquiadores, cabeleireiros, contribuindo e estimulando assim o mercado de moda local, gerando emprego e renda.

Veja onde se capacitar – O prédio da Estação da Moda, localizado à Rua Rosário di Lorenzo, no Varadouro, está temporariamente fechado para reforma. A previsão para conclusão é em julho deste ano. Os telefones de contato são: 3218-6160 e 3214-3424.