Prefeitura de João Pessoa aprimora uso de tecnologia no combate ao Coronavírus e divulga índice de isolamento social de 47%

Por - em 1615

A Prefeitura de João Pessoa vai aprimorar o uso da tecnologia no combate ao novo Coronavírus. A partir desta quinta-feira (16), a capital paraibana terá um sistema de monitoramento inteligente capaz de apontar a estimativa diária do cumprimento das medidas de distanciamento social. A primeira medição do Índice de Isolamento Social mostra que aproximadamente 47,3% da população da capital vêm adotando a conduta preventiva de ficar em casa, seguindo a recomendação do poder público municipal. O acompanhamento, feito a partir de uma parceria com a startup pernambucana InLoco, vai permitir o direcionamento de novas ações no enfrentamento da pandemia.

O serviço de monitoramento também revela os bairros da Capital paraibana com maior incidência ou redução do isolamento social. A variação na cidade encontra-se entre 33,9% no bairro de Paratibe e 69,10% no Portal do Sol. O índice recomendado é de 70%. “O sistema de monitoramento vai nortear novas ações preventivas para o enfrentamento do novo Coronavírus. Um núcleo de inteligência será montado na Secretaria de Planejamento, dando respostas às demais secretarias sobre o cumprimento, ou não, da medida de isolamento social, preconizada pelo Ministério da Saúde e adotada em vários países”, explicou secretária de Planejamento Daniella Bandeira.

A partir do levantamento será possível agir no sentido de conter possíveis focos de aglomeração. “Com base nos dados da Secretaria de Planejamento e do monitoramento desenvolvido pela Secretaria de Saúde, a Guarda Municipal vai agir no sentido preventivo, recomendando a população que só saia de casa em caso de extrema necessidade”, comentou o secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Sargento Dênis Soares. O trabalho será intensificado a partir do uso de carros de som, com conteúdo explicativo que retrata a gravidade da pandemia na capital paraibana. Como já vinha ocorrendo desde a adoção das primeiras medidas restritivas, drones serão empregados para sobrevoar a região e identificar possíveis áreas com maior número de pessoas.

Disseminação – Antes restrito a regiões isoladas de João Pessoa, o novo Coronavírus tem ao menos um caso registrado em 37 bairros da cidade, abrangendo todas as regiões. O número equivale a 57,8% dos bairros da Capital. “Nas duas últimas semanas, a cidade apresentou um aumento expressivo no número de casos. Precisamos da participação de todos para alcançar os resultados esperados com o isolamento social. Está provado que essa é a melhor forma de combater a propagação do vírus, dando mais tempo para a preparação do sistema de saúde. Tem sido assim no mundo inteiro. Não se trata de uma medida simples, mas a Ciência e a experiência têm demonstrado ser este o melhor caminho”, disse o secretário Adalberto Fulgêncio, depois de fazer um balanço do número de casos registrados pela plataforma municipal.

Parceria – O sistema de monitoramento será feito a partir de uma parceria da Prefeitura de João Pessoa com a startup pernambucana InLoco, com atuação no Brasil e no exterior. A empresa possui uma tecnologia que entende o comportamento de localização de 60 milhões de brasileiros. Ela foi desenvolvida de modo que não seja possível identificar os usuários, garantindo sua privacidade e anonimato.