Prefeitura de João Pessoa avança em negociações com taxistas

Por - em 329

reuniao_taxistas_chefiadegabinete_foto_dayseeuzebio_091A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio do diálogo permanente, iniciado ainda nesta quarta-feira (24), com os taxistas, já conseguiu avançar em 11 dos 12 pontos apresentados pela categoria. Nesta quinta-feira (25) cerca de 40 taxistas foram recebidos pelo chefe de Gabinete do prefeito, Zennedy Bezerra, pelo secretário de Gestão Governamental, Rodrigo Soares e pelo diretor de Operações da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Cristiano Queirós, no Paço Municipal, para tratar sobre as negociações.

“O governo está aberto ao diálogo e nossa proposta inicial é ouvir as reivindicações dos taxistas e de qualquer outra categoria. Já avançamos em 11 pontos e estamos abertos para conversar sobre qualquer assunto. O prefeito Luciano Cartaxo sempre esteve aberto ao diálogo como tem feito desde o início do seu governo. Aguardamos agora apenas uma definição por parte da categoria”, destacou o secretário Zennedy Bezerra.

O secretário revelou que as negociações avançaram nos seguintes pontos apresentados pelos taxistas: Combate aos transportes clandestinos; invasão dos táxis de outros municípios; fiscalização dos táxis com sistema de rádio táxi de outros municípios e trabalhando na Capital; pagamentos de propinas entre mensageiros e taxistas da Capital e outros municípios; carros de pequeno porte sendo credenciado como transporte de turismo; fiscalização com blitz em conjunto com a BPTran a noite e nos finais de semana; sinalização precária nas praças de táxis; construções de abrigos em alguns pontos de táxis; fiscalização nos eventos, determinando os locais para taxistas; proposta de parceria com o programa Minha Casa, Minha Vida; e analisar os débitos do ano de 2011 e 2012 do ISS que os taxistas são isentos.

De acordo com Zennedy Bezerra, o único ponto que não avançou foi a questão da circulação dos táxis nas faixas exclusivas de ônibus.

Segundo o secretário Executivo da Mobilidade Urbana, Nilton Pereira, a fiscalização dos transportes irregulares em João Pessoa sempre foi feita e que na semana passada os trabalhos foram intensificados. “Temos multado e apreendido em média cinco veículos irregulares por dia durante as fiscalizações, que estão sendo feitas em parceria com a BPTran