Prefeitura de João Pessoa ganha prêmio internacional em Nova York

Por - em 398

Um projeto com participação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) recebeu menção honrosa no Prêmio Creatividad Innovación Televisión 2013, realizado na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. O Projeto Brasil 4D foi implementado na Capital paraibana pelo Núcleo do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o apoio do Governo Municipal.

O Brasil 4D criou um Canal de Serviços, que fez chegar aos lares de 100 famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, do Governo Federal,  uma programação interativa com informações sobre serviços públicos essenciais como vacinação, aleitamento materno, cadastro único, benefícios sociais, vagas de cursos gratuitos ofertados pelo Pronatec e vagas de emprego na Capital.

As aplicações que permitiram aos telespectadores interagirem com a programação do Canal de Serviços foram desenvolvidas com a tecnologia GINGA, o middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre, criado na UFPB, pela equipe do Núcleo Lavid, e pelo Laboratório de Telemídia da PUC do Rio de Janeiro.

Os vídeos interativos foram exibidos pela TV Câmara de João Pessoa e produzidos pela TV UFPB, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Banco do Brasil.

O Brasil 4D foi idealizado pelo superintendente de Suporte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Andre Barbosa Filho, e coordenado, na Paraíba, pelo diretor do Centro de Informática da UFPB, Guido Lemos, e pela jornalista e pesquisadora em TV digital, Madrilena Feitosa.

Participação da PMJP – As famílias participantes do projeto foram selecionadas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Além disso, a Sedes ofereceu assistentes sociais e psicólogos durante todas as etapas de visitação aos bairros do Cristo Redentor, Colinas do Sul e Gramame, onde residem as famílias.

De acordo com o então secretário da pasta, Antônio Jácome, hoje à frente da Ouvidoria Geral do Município, o apoio da PMJP foi prestado imediatamente após a procura da equipe do Núcleo Lavid.  “Além de ser uma inovação, é um benefício muito grande para a população, em especial às famílias de baixa renda da cidade de João Pessoa”, disse.

Premiações – O Prêmio Creatividad Innovación Televisión premiou profissionais e emissoras da América Latina que concebem e implementam iniciativas que respondem às expectativas do público e que conquistam a audiência.

Ainda neste mês, o Brasil 4D também recebeu o Prêmio SET 2013, da Sociedade Brasileira de Engenharia de TV (SET), na categoria “Melhor solução de interatividade desenvolvida para a TV digital terrestre baseada em Ginga”.