Prefeitura de João Pessoa garante apoio ao Folia de Rua 2016

Por - em 878

Dina MeloVirgens de Tambaú 2014

Uma reunião realizada entre secretários da gestão e dirigentes da Associação Folia de Rua e dos blocos independentes, na manhã desta quinta-feira (7), na Secretaria de Gestão Governamental e Articulação Política (Segap), no Paço Municipal, apresentou o novo orçamento para o pré-carnaval 2016.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) disponibilizará um montante de R$ 250 mil para as 45 agremiações, na modalidade de subvenção para o pagamento de trios elétricos e custos com a montagem da estrutura da festa, como palcos, banheiros químicos e disciplinadores, além do pagamento dos cachês dos artistas.

“A decisão acerca do corte foi tomada em razão da situação de crise por que passa a administração municipal – que, mesmo com o caixa reduzido, não admitiu a possibilidade de abandonar o seu pré-carnaval. No entanto, sugerimos aos coordenadores de cada bloco que encontrem formas alternativas de patrocínio que não exclusivamente público”, destacou Maurício Burity, diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Um encontro marcado para a próxima segunda-feira (11), na sede da Asip (Associação dos Inativos da Paraíba, na Av. Epitácio Pessoa), com os coordenadores das agremiações vai avaliar as novas contingências. “Entendemos toda a situação de dificuldade por que atravessa o País e, em particular, João Pessoa, e acredito que só dará para realizar este evento com redução na quantidade de trios e atrações. Discutiremos estas possibilidades adiante”, alega Antônio Toledo, presidente.

Esta reunião também servirá para definir o novo calendário de desfiles – vez que, com a desistência do Picolé de Manga e Dindin de Manga, os blocos que passariam na quinta (28) migrariam para a sexta (29), abrindo oficialmente o evento. “A proposta é haver um palco montado no Ponto de Cem Réis que concentrará a chegada dos foliões do Anjo Azul, Bloco da Cueca e Maluco Beleza”, acrescenta Toledo.

A Funjope está recebendo as propostas da associação e de cada bloco independente para traçar um plano de investimentos que contemple os desfiles de acordo com o novo orçamento.