Prefeitura de João Pessoa oferece serviços para atender a pessoa idosa

Por - em 730

Hellen Nascimento

Para lembrar da importância do idoso, neste sábado (1º), é comemorado o Dia Internacional da Terceira Idade. Para atender a esse público a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) oferece uma série de serviços que visam atender às necessidades e melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população.

É o caso do Clube da Pessoa Idosa que disponibiliza várias atividades culturais, esportivas, que vão desde viagens a cuidados com a saúde do idoso e são disponíveis a quem tem mais de 60 anos e mora na Capital. O Clube da Pessoa Idosa é vinculado ao Instituto de Previdência do Município (IPM), e atende em torno de mil pessoas.

No local são realizadas diversas atividades que estimulam tanto o bem-estar da saúde física como a mental e psicológica como natação, alongamento, hidroginástica, yoga, pilates, artesanato, teatro e coral, oficina da memória, aulas de informática, inglês, além de terem acesso a serviços de saúde, como fisioterapia, nutrição e psicoterapia.

De acordo com a diretora do Clube da Pessoa Idosa, Elisangêla Marques Fagundes Varandas, o clube é um espaço acolhedor e dinâmico, que faz parte das políticas públicas direcionadas a quem chegou à melhor idade na Capital. “Aqui desenvolvemos e estimulamos as capacidades tanto físicas, como mentais, além de promovermos a socialização com qualidade de vida”, declarou.

O aposentado José Gonçalves Dantas, 64 anos, conheceu o Clube da Pessoa por intermédio da irmã. “Minha irmã estava com depressão então eu a trouxe para procurar atendimento psicológico, mas quando cheguei e vi toda essa turma animada, cheia de energia realizando tantas atividades, também resolvi ficar e frequento o local há 4 meses”, afirmou José Gonçalves, que também músico e acabara de fazer uma apresentação de voz e violão para seus colegas do Clube.

Como participar – Para frequentar o Clube, é necessário ter 60 anos, mas existem exceções, que são aqueles aposentados por invalidez. Depois de feito o cadastro, são escolhidas as atividades, que acontecem nos turnos manhã e tarde, de segunda à sexta.

Para realizar o cadastro no Clube da Pessoa Idosa, é necessário levar uma foto 3×4, RG, CPF, comprovante de residência e atestado cardiológico. Para participar das atividades na piscina, deve-se acrescentar o atestado dermatológico, citológico (para mulheres) e sumário de urina (para os homens).

O Clube da Pessoa Idosa está localizado na Rua Ana Guedes Vasconcelos, s/n, no bairro Altiplano, ao lado da Escola de Magistrados. Mais informações pelo telefone 3252-1604.

Habitação – Quando se fala em promoção ao cuidado, respeito e bem-estar, a moradia é parte fundamental para a qualidade de vida do idoso, para isso a Secretaria Municipal de Habitação também faz sua parte. Desde o começo da atual gestão foram entregues aproximadamente 400 moradias acessíveis/adaptadas.

Segundo a secretaria de Habitação, Socorro Gadelha, as unidades acessíveis são completamente adaptadas para atendem às necessidades específicas de cada idoso. “O respeito à pessoa idosa está além de disponibilizar um lugar para morar, mas sim em uma moradia que atenda e às necessidades específicas de cada um. Existem unidades adaptadas para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, deficientes auditivos e até visuais”, informou.