Prefeitura de João Pessoa vai homenagear Ariano Suassuna no aniversário da Capital

Por - em 530

Ano-Ariano-ZMarques-15-11-2007. (42)O paraibano Ariano Suassuna será homenageado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), durante as festividades de aniversário da Capital, no próximo mês de agosto. A notícia foi anunciada na tarde desta quinta-feira (24) pelo secretário da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Mauricio Burity, que está em Recife participando das homenagens póstumas ao escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, que faleceu no final da tarde de quarta-feira (23), vítima de uma parada cárdio-respiratória.

O secretário foi designado pelo prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, para representar a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) na cerimônia fúnebre, que acontece no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado de Pernambuco, em Recife, onde está sendo velado o corpo do escritor.

Luciano Cartaxo, que está em Brasília cumprindo agenda administrativa, lamentou a morte de Ariano nas redes sociais e decretou luto oficial de três dias, assim que soube da notícia.

Cavaleiro do Sertão – Ariano Vilar Suassuna nasceu no Palácio da Redenção em 16 de junho de 1927. Era filho de João Suassuna, então governador da Paraíba. Radicado no Recife (PE) desde a sua juventude, Ariano Suassuna era defensor ardoroso da cultura nordestina e crítico ferrenho dos estrangeirismos.

Foi um dos criadores do Movimento Armorial, na década de 1970, projetando nomes como o do multiartista pernambucano Antônio Carlos Nóbrega. Ariano Suassuna ocupava a cadeira número 32 da Academia Brasileira de Letras desde 3 de agosto de 1989. Ele também era integrante da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Paraibana de Letras.