Prefeitura discute ampliação de programas que garantem segurança alimentar
Com o lema ‘Comida de verdade no campo e na cidade’, a programação da 3° Conferência Municipal de Segurança Alimentar segue nesta terça-feira (30) discutindo a implantação e ampliação de projetos que garantem o fornecimento de alimentos para a população carente de João Pessoa. O evento, que foi aberto oficialmente na tarde desta segunda feira (29), no auditório Celso Furtado no Centro Cultural Ariano Suassuna, em Jaguaribe é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
O objetivo central da Conferência é ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a soberania alimentar, garantindo assim o direito humano à alimentação. Durante discurso de apresentação para autoridades do poder municipal, estadual e representantes da sociedade civil, a secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Marta Moura, destacou a atuação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de João Pessoa (Consea-JP), no desenvolvimento e execução de políticas públicas de alimentação.
“São cinco cozinhas comunitárias, com cada uma oferecendo 200 refeições diárias para famílias de João Pessoa em situação de insegurança alimentar. Já nos dois restaurantes populares, em Mangabeira e no Centro, são servidas mais 2400 refeições ao preço simbólico de um real. Além, claro, do Banco de Alimentos que fornece alimentos através de projetos da Conab. Traçar esse diagnóstico, atingir a quem ainda não está dentro dessas políticas e ampliar esses serviços é o nosso grande desafio”, finalizou.
Apresentações culturais – O primeiro dia da Conferência contou ainda com apresentações de grupos de dança e de música do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda. O Centro é uma instituição filantrópica de utilidade pública, sem fins lucrativos que atende pessoas com deficiência, sequelados de acidentes e idosos.
A programação da 3° Conferência Municipal de Segurança Alimentar segue nesta terça-feira, com programação nos turnos manhã e tarde, no auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, em Jaguaribe.
Terça-feira (30)
8h15 – Grupos de Trabalho
Eixo 1 – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.
Eixo 2 – Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública.
Eixo 3 – Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
12h – Almoço
13h30 – Composição da Mesa para Plenário Final
14h – Plenária – Exposição das Propostas e Aprovação.
16h – Encerramento