Prefeitura discute criação de Rede de Monitoramento Cidadão

Por - em 614

Mônica Melo

 

Foto RafaelPassos-Secom/JP

Foto RafaelPassos-Secom/JP

Na manhã desta quarta-feira (14), o prefeito Luciano Cartaxo se reuniu com o coordenador geral do projeto Redes de Monitoramento Cidadão, da Baobá Práticas Sustentáveis, Fernando Penedo. O objetivo do encontro foi debater a inclusão dos atores sociais de João Pessoa no Programa Cidades Sustentáveis, através da criação de uma rede de monitoramento cidadão.

O Programa Cidades Sustentáveis oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares como referências a serem perseguidas pelos municípios. O objetivo é sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

Na ocasião, o prefeito anunciou que está aguardando a liberação de mais de 100 milhões de dólares pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para investir ainda mais em ações de sustentabilidade na cidade de João Pessoa. “Dessa forma estamos mostrando nossa capacidade de investimento, planejamento e trabalho”, destacou.

João Pessoa já participa do Programa Cidades Sustentáveis que é realizado em diversas etapas. Atualmente a cidade está na etapa de monitoramento que prevê a reunião de documentação contendo indicadores claros e accessíveis onde os cidadãos possam enxergar em que patamar a cidade está em termos de sustentabilidade e onde quer chegar dentro do planejamento. “A sociedade tem que se apoderar do plano João Pessoa Sustentável, então a ideia é transferir o conteúdo do plano para a sociedade e engajá-la nesse projeto para monitorar a aplicação desse plano. Estamos na primeira fase, reconhecendo os atores que existem na cidade, conhecendo individuo a individuo”, explicou Penedo.

Como reconhecimento pelas ações prol da sustentabilidade, na última sexta-feira a cidade de João Pessoa ficou entre as três vencedoras no Prêmio Cidades Sustentáveis, realizado na cidade no México. “Reduzimos gastos e aumentamos o equilíbrio fiscal e é muito importante ter esse reconhecimento, mostrando que o nosso trabalho tem planejamento a longo prazo” comemorou Cartaxo.

O Prêmio Cidades Sustentáveis é restrito às prefeituras signatárias do Programa Cidades Sustentáveis que já assinaram a Carta Compromisso ou a Carta de Adesão, formalizando a participação no programa. A premiação é atribuída a Políticas Públicas Inovadoras das seguintes categorias: Bens Naturais Comuns, Criança, Cultura, Educação para a Sustentabilidade, Esporte, Governança, Mobilidade e Saúde.