Prefeitura é primeiro lugar em transparência na avaliação do TCE e Focco

Por - em 484

Arthur Araújo

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) foi reconhecida mais uma vez pela capacidade de garantir transparência na oferta de informações internas à população. Depois de figurar entre os primeiros colocados no levantamento da Controladoria Geral da União (CGU), a gestão alcançou o primeiro lugar na avaliação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), alcançando uma pontuação de 8,64.

O Tribunal de Contas do Estado, junto ao Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB), avaliaram todos os municípios do Estado no que se refere à transparência ativa, que abrange as informações disponibilizadas por iniciativa própria da gestão, por meio do Portal da Transparência. João Pessoa alcançou o índice de 8,64, superando todas as demais cidades e melhorando sua própria avaliação. Em 2014, quando a cidade também alcançou o primeiro lugar, a nota obtida foi de 7,88.

“Os bons resultados de João Pessoa resultam da orientação do prefeito Luciano Cartaxo de cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de abertura dos dados municipais aos cidadãos, alem do trabalho competente da equipe de Transparência. Vamos continuar trabalhando e permitindo que os pessoenses monitorarem a gestão pública”, declarou o secretário municipal da Transparência, Éder Dantas.

CGU – O levantamento feito pela Controladoria Geral da União (CGU), divulgado no último dia 16 de maio, avaliou a competência dos municípios, desta vez em todo o país, no que se refere à transparência passiva, ou seja, os pedidos de informação encaminhados pela população. Nesse caso, João Pessoa alcançou o 7º lugar entre as 27 capitais, e em 11º quando comparado a todos os 492 municípios avaliados.

Nacionalmente, a Capital ainda ficou entre as primeiras do Brasil em transparência, segundo o Instituto Contas Abertas e o Instituto de Estudos Socio-Economicos (INESC).