Prefeitura entrega certificados para 211 alunos dos cursos de formação

Por - em 570

O Centro de Inclusão Social e Produtiva da Comunidade Maria de Nazaré (Crispman) vai entregar, às 16h desta quarta-feira (10), 211 certificados dos cursos de formação em auxiliar administrativo, padeiro, confeiteiro, informática, crochê e fuxico, promovidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A solenidade será realizada no Crispman.

Dos 211 alunos formados, 84 serão certificados como auxiliares administrativos; 14, como padeiros e confeiteiros; 22, como padeiros; 68 terão certificado em informática; 10 se formam no curso artesanal de fuxico e outros 13 no de crochê.

A coordenadora do Centro, Socorro Miranda, disse estar otimista quanto à inserção dos alunos no mercado de trabalho. “A prática habitual do Senai é o encaminhamento imediato destes profissionais ao mercado de trabalho, tão logo concluam o curso”, destacou.

Os cursos foram oferecidos gratuitamente, aos moradores da comunidade Maria de Nazaré e adjacências e são fruto de uma parceria entre o Serviço Nacional da Indústria (Senai), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). Já o Crispman faz parte das ações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), executadas pela Diretoria de Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan).

Novos cursos – No dia 1º deste mês, teve início o curso de instrutor hidrosanitário, com 33 alunos. No dia 22, o Crispman dará início a um novo curso de auxiliar administrativo. São duas turmas com 120 alunos. Já no dia 1º de novembro, terá início o curso de padeiro e confeiteiro – sendo, duas turmas com 59 alunos.

Centro de Inclusão – O Centro de Referência Inclusão Social e Produtiva da Comunidade Maria de Nazaré busca o fortalecimento do processo de inclusão produtiva e social, o protagonismo do jovem e sua autonomia. Os alunos e seus familiares recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, formada por uma psicóloga, uma assistente social e uma pedagoga. A proposta inicial é estimular e fortalecer habilidades produtivas, possibilitando a efetiva inserção destes jovens no mercado formal de trabalho ou em atividades organizadas em sistemas de economia solidária, com um foco na educação cidadã.

O Centro tem uma estrutura montada para receber alunos em diversas áreas, com o propósito de transformar a comunidade Maria de Nazaré em um espaço de prática profissional no processo de formação e qualificação de jovens que já trabalham e dos que são aprendizes.

Serviço

Crispman

(83) 3234-9751

crispman@joaopessoa.pb.gov.br

Rua Adrísio Mota de Sousa, Funcionários II (próximo à Escola Estadual Débora Duarte).