Prefeitura entrega novas instalações do Caps Gutemberg Botelho nesta sexta

Por - em 1016

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) inaugura, nesta sexta-feira (30) as novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gutemberg Botelho, na Avenida Minas Gerais, 409, Bairro dos Estados. As obras de reforma e ampliação contaram com investimentos de R$ 618 mil. A entrega da obra que será feita pelo prefeito Luciano Cartaxo, está marcada para às 9h.

“O nosso compromisso com a saúde está sendo cumprido de forma verdadeira, ofertando instalações de qualidade para os profissionais da saúde e para a população”, destacou Luciano Cartaxo. “O novo Caps vai garantir ainda mais qualidade no serviço de tratamento aos doentes com problemas mentais e de dependência química, garantindo uma vida mais livre e longe de hospitais psiquiátricos”, complementou.

Especializado em atender pessoas com transtornos mentais, o Caps Gutemberg Botelho atende usuários em estado de crise. O serviço é prestado de domingo a domingo, durante as 24 horas do dia. Com a entrega das novas instalações, o local disporá de seis leitos de acolhimento (sendo três femininos e três masculinos), sala de estar, recepção, posto de enfermagem, refeitório, cozinha, área para lazer e realização de oficinas e área burocrática.

De acordo com a diretora do centro, Sandra  Carvalho, quando sai do colapso, o paciente deixa a enfermaria e passa a ser atendido em outra modalidade. “Ele pode ser atendido uma, duas ou três vezes por semana, de acordo com a sua necessidade. Não há internação, apenas acolhimento em momentos de crise”, disse.

Atualmente, o Caps atende 600 usuários, todos acompanhados por uma equipe formada por psiquiatra, psicólogo, assistente social, arte educador, oficineiro e técnico de enfermagem.

Atendimento especializado – Os Caps oferecem oportunidade de tratamento especializado para que pessoas com transtornos mentais ou com vícios em álcool e outras drogas tenham uma vida mais digna e independente. Em João Pessoa, a PMJP mantém quatro unidades de tratamento, sendo duas específicas para transtornos mentais, uma para tratar vícios em álcool e outras drogas e uma para o atendimento infanto-juvenil.