Prefeitura finaliza os preparativos para abertura do Folia de Rua

Por - em 896

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está finalizando o processo de montagem e ornamentação da estrutura da prévia carnavalesca Folia de Rua, um projeto  do Carnaval 2014 – “João Pessoa de Todos os Ritmos”. Esta edição vai contar com muitas mudanças e novidades, que vão reordenar a Via Folia, pela revisão conjuntural aplicada na segurança, limpeza e mobilidade, com o objetivo de garantir uma festa mais tranquila.

funjope_montagem_corredordafolia_foto_corneliofelipe_ (6)As mudanças começam na iluminação de 23 ruas que dão acesso ao Corredor da Folia, como forma de garantir mais segurança para quem passar pelo local. “Não será permitido  o acesso de ambulantes descredenciados ao perímetro da folia, em especial os que desrespeitarem a proibição da venda de bebidas engarrafadas”, ressalta o secretário-adjunto da Sedurb, José Gadelha Neto. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) colocará agentes que atuarão diretamente nesta fiscalização.

“Os policiais militares também vão coibir a entrada na festa de garrafas de vidro que podem ocasionar acidentes e ferimentos”, reforça o Coronel Jefferson, comandante do Policiamento da Região Metropolitana (CPRM). Vendedores de comida também só poderão atuar na área da dispersão dos blocos, no Busto de Tamandaré.

No Ponto de Cem Réis – A abertura do Folia de Rua, nesta quinta-feira (20), com a orquestra pessoense de frevo Splok e a banda carioca Monobloco, no Ponto de Cem Réis, às 19h, também vai contar com proteção extra. Um efetivo de 50 policiais militares e 200 guardas civis municipais vão fazer a segurança.funjope_montagem_corredordafolia_foto_corneliofelipe_ (22)

Arquibancadas e camarotes – Uma arquibancada com capacidade para 600 pessoas ocupando toda a lateral do colégio Via Medicina está sendo finalizada. Camarotes com 130 metros de extensão e capacidade para mil pessoas foram posicionados na lateral do Clube Cabo Branco. Um pórtico de 26 metros de altura, no início do Corredor da Folia, recepcionará blocos e foliões.

Saúde – Quatro estandes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão estrategicamente dispostos no trajeto da folia: na altura do antigo Posto 99, em frente ao supermercado Pão de Açúcar, na Subprefeitura de Tambaú e na esquina entre as avenidas Antônia Lyra e Epitácio Pessoa.

“Todos estão equipados com estrutura de UTI e dotados de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, sem contar as unidades descentralizadas e as motolâncias para os dias de menor movimento”, informa a coordenadora-geral do Samu, Nicole Debbaudt. Todas as unidades atuarão em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Acessibilidade – Dos duzentos banheiros químicos espalhados pelo perímetro da Folia, 10 são adaptados para deficientes, que  também poderão utilizar  um camarote especial (de 6 x 6,05 metros), posicionado em frente ao Clube Cabo Branco – com banheiro adaptado. Todos estão equipados com iluminação e sinalização especial, que favoreça a localização e priorize o conforto do usuário.

Segurança – Duzentos guardas civis municipais vão fazer a segurança durante a prévia carnavalesca de João Pessoa. A Polícia Militar também vai atuar neste reforço, com uma média de 500 homens por dia (100 nos dias de blocos menores), fazendo o patrulhamento ostensivo e nas dez plataformas espalhadas pelo perímetro do carnaval, além de um centro de comando e controle da segurança pública, instalado no estacionamento do supermercado Pão de Acúcar, na Avenida Epitácio Pessoa.

Os locais onde ficarão as plataformas são: Praça das Muriçocas, antigo Posto 99, em frente à Farmácia Pague Menos, na frente da sede do partido PTB, do colégio Via Medicina,  supermercado Pão de Açúcar,  MacDonald’s  e  padaria Pão da Praia, na esquina com a Rua Coronel Miguel Sátyro e no Busto de Tamandaré.

“Essas parcerias intersetoriais referendam o sucesso dos últimos eventos culturais que a Prefeitura vem realizando, num clima de tranquilidade e segurança perceptível por toda a população”, destaca André Coelho, diretor-adjunto da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).