Prefeitura inicia reforma de prédio para instalar agência de empregos
A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção, iniciou nesta sexta-feira (28) a reforma do prédio para instalação do Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine/JP). O secretário da Sedesp, Raimundo Nunes, diz que a municipalização do Sine é importante para que o município possa reforçar a sua política pública de geração de emprego, trabalho e renda.
A formulação dessa nova estratégia atende ao novo modelo do Ministério do Trabalho, através de parcerias institucionais entre as diversas esferas de governo, garantindo uma gestão compartilhada composta de representações do governo, empregadores e empregados. Ficam a cargo do Governo Municipal as ações para intermediação de mão-de-obra, espaço para qualificação profissional, atendimento ao seguro-desemprego e informações sobre o mercado de trabalho, explica.
Para isso, com a implantação do Sine-JP o atendimento ao público se dará em guichê informatizado com apoio de profissionais qualificados nas demandas de seguro-desemprego, qualificação profissional e intermediação de mão-de-obra. O funcionamento ocorrerá das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.
Prioridades O secretário diz ainda que fazem parte das prioridades o apoio às iniciativas de acesso ao mercado de trabalho através auto-emprego dentro do Programa de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP); a viabilidade da habilitação do Seguro-Desemprego; o monitoramento e avaliação dos serviços desenvolvidos no Centro Público de Trabalho, Emprego e Renda; realização de processos de qualificação para o trabalho através do PlanTeq e a intermediação de mão-de-obra priorizando o primeiro emprego, trabalhadores acima de 40 anos e mulheres mantenedoras do lar.