Prefeitura investe em revitalização e resgate às áreas verdes e qualidade de vida da população pessoense
Carolina Queiroz
Mais um local para lazer e preservação do meio ambiente. Esta é a proposta da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) contemplada no projeto de revitalização da Avenida Ministro José Américo de Almeida, mais conhecida pelo pessoense como Avenida Beira-Rio. Para tanto, será construída uma ciclovia de 5,2 km, que ligará a orla ao Centro, além da garantia de replantio de 900 árvores e revitalização de todo o passeio e calçadas que compreendem o trajeto.
“A revitalização desta área é uma reivindicação histórica da população, que havia perdido um espaço de promoção do bem-estar, da cidadania e da qualidade de vida”, destacou a secretária de Planejamento, Daniella Bandeira. “Com grande esforço e planejamento, vamos devolver este equipamento à população e ampliar a nossa política de reabilitação dos espaços públicos para ocupação popular”, complementou.
A gestão compreende a importância de se investir na revitalização das áreas verdes, diante do cenário de degradação urbana que as cidades brasileiras apresentam por causa de um mau planejamento realizado em décadas passadas. A deterioração dos espaços públicos, a perda de função dos mesmos, e a falta de identificação dos cidadãos com sua própria cidade, demonstram a necessidade de reflexão e sensibilização das autoridades competentes com relação a este tema.
Para Daniella Bandeira, é fundamental discutir acerca das melhorias que a promoção dos espaços verdes pode propiciar na qualidade de vida das pessoas, como por exemplo, a implantação de espaços voltados à prática esportiva e ao lazer da população. “Mas, para que isto ocorra, é preciso observar cuidadosamente os instrumentos necessários para a realização satisfatória desses projetos. O Planejamento Urbano mostra-se substancial na articulação de fatores técnicos, metodológicos e políticos para que as políticas públicas se concretizem de forma prática e eficiente”, ressaltou.
Respeito ao Meio Ambiente – Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Anderson Fontes, serão plantadas 900 (novecentas) mudas de árvores entre as áreas das futuras calçadas e no canteiro central da Avenida Beira Rio. Serão 300 (trezentas) árvores no canteiro e 600 (seiscentas) nas calçadas.
O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, ressaltou que muitas obras têm sido feitas na cidade, sem perder de vista o caráter sustentável de todas as ações. “A revitalização dos espaços públicos garante qualidade de vida para a população. As pesquisas mostram que onde há área verde as temperaturas ficam mais amenas. Numa cidade com clima tropical como o nosso, preservar e plantar árvores é uma questão de saúde”, concluiu.
Ciclovia – No que diz respeito a ciclovia, ela terá início no Parque da Lagoa, com sinalização a partir da Av. Getúlio Vargas e seguirá pelo canteiro central pela Av. Duarte da Silveira, Av. Ministro José Américo de Almeida, Av. Odilon Coutinho até alcançar a Av. Cabo Branco, na orla.
Segundo Carlos Batinga os espaços das calçadas serão reintegrados em até 5 metros, garantindo segurança a todos os pedestres. “Será uma recuperação de todo o corredor, onde pedestres, ciclistas e motoristas terão seus espaços”.