Prefeitura investe na valorização e bem estar dos funcionários

Por - em 719

Guarda Municipal_Lagoa_FotoGilbertoFirmno (4)Com foco na humanização dos serviços a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) comemora nesta terça-feira (28), o Dia do Servidor Público com avanços também na política de valorização do servidor. Desde o início de 2013, o prefeito Luciano Cartaxo tem investido em um trabalho com foco no reajuste salarial, concurso público e no desenvolvimento de práticas que garantem o bem-estar dos funcionários públicos.

Pela primeira vez os servidores agora contam com uma data-base para assegurar o ganho salarial todos os anos. Depois de muitos anos de reivindicação, o prefeito Luciano Cartaxo oficializou que no dia 30 de junho de todos os anos será anunciado o reajuste dos servidores da Prefeitura.

Além deste benefício que demonstra o compromisso do governo municipal com os servidores, somente no ano passado e neste ano, a Prefeitura já concedeu reajustes que representaram uma melhoria salarial de 15,02%, e um ganho real de 5,82% acima da inflação. O último reajuste foi anunciado no dia 27 de junho, quando, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no mesmo período, a inflação foi de 9,2%.

“A prefeitura tem garantido ganhos reais para os seus servidores, pois ultrapassam a inflação, o que é muito importante. E esta Data-Base definida pelo prefeito, fruto de muito diálogo com todas as categorias, é uma comprovação deste compromisso que o governo municipal tem com aqueles que exercem o dia a dia do trabalho da PMJP com tanta competência e respeito à população”, afirmou o secretário de Administração, Roberto Wagner Mariz Queiroga.

Foco no concurso público – Para aumentar a qualidade dos serviços, a PMJP também tem se destacado pela valorização do concurso público como forma de ingresso de novos servidores. No início deste ano, foi realizado o Concurso da Educação, que ofereceu 1.300 vagas, sendo mil para professor e 300 para servidores do quadro administrativo, e deverá convocar em breve todos os aprovados para iniciarem suas atividades na rede municipal de ensino.

Mas além deste concurso, o governo municipal também tem honrado o compromisso junto aos aprovados em concursos de outras gestões, como se deu com a convocação dos 20 primeiros servidores de carreira da Procuradoria Geral do Município (Progem) no ano passado e a convocação de 302 aprovados no Concurso da Guarda Municipal, sendo 52 a mais do que o previsto em edital. Na área de saúde, a PMJP também convocou, desde janeiro de 2013, 734 novos especialistas em diversas áreas para começarem a atuar nos hospitais de João Pessoa.

Premiações – Todos os anos, o prefeito paga a Gratificação Prêmio de Desempenho Anual (14º salário) para 45 agentes de mobilidade urbana que se destacaram em seus servidos no ano anterior. A premiação, que integra as ações da política de valorização do servidor, é uma conquista obtida por meio do sistema de meritocracia, remunerando os profissionais pela dedicação e responsabilidade no exercício do trabalho diário.

Os servidores que compõem a rede municipal de ensino que têm êxito no Programa Escola Nota 10, entre eles gestores, professores e servidores, também recebem um 14º salário. Neste ano, o prefeito concedeu o benefício aos funcionários de 89 das 95 escolas da rede que atingiram o Índice de Excelência em Educação, entre 50% e 100%. Já nos Creis, todos os 54 atingiram o índice. Foi pago aproximadamente R$ 7,3 milhões, beneficiando mais de oito mil profissionais.

Qualidade de vida e melhor atendimento – O Centro de Práticas Integrativas em Saúde (Cpics) Equilíbrio do Ser, localizado no bairro dos Bancários, também desenvolve ações voltadas para a melhoria na qualidade de vida dos servidores públicos municipais. “O trabalhador que se cuida, consegue cuidar melhor dos outros e atender melhor à população que busca os serviços oferecidos pela PMJP”, afirma a coordenadora da Área Técnica das Práticas Integrativas e Complementares.

Estas práticas, antes chamadas de ‘medicina alternativa’, integram uma política pública nacional desde o ano de 2006, que a PMJP adotou em 2011. E ela vem contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos servidores e ser mais um fator motivacional para o desempenho de suas atividades laborais.

Além de oferecer diversos serviços gratuitos a toda a população, todas as sextas-feiras são desenvolvidas atividades direcionada aos servidores como oficinas e práticas coletivas. Com foco nos funcionários, as oficinas ‘Cuidando do Cuidador’ e ‘Arteterapia’ envolvem os servidores em ações ligadas ao dia-a-dia de trabalho, na vivência deles, associando-as às técnicas anti-stress.Guarda Municipal_Lagoa_FotoGilbertoFirmno (32)

‘Cuidando do Cuidador’ promove o resgate da autoestima dos servidores e define-se como um conjunto de técnicas orientais adaptadas à nossa realidade cultural, com o objetivo de desenvolver o potencial humano, promovendo saúde, bem-estar e melhorando a qualidade da atenção oferecida aos usuários dos serviços de saúde. A ‘Arteterapia’ é um processo terapêutico que serve de recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia.

A servidora pública Lucélia da Silva Oliveira, que trabalha na regulação dos exames do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito II, participa das práticas do Centro Equilíbrio do Ser. Ela garante que as oficinas têm contribuído para suas atividades profissionais, mas também pessoais, no relacionamento com os demais servidores e principalmente com a população.

“Uma vez por mês a gente substitui as reuniões de trabalho por estas oficinas do Centro Equilíbrio do Ser. É uma forma de desopilar dos problemas, dos estresses do nosso trabalho e é muito bom porque deixa a gente renovada. Desde que comecei a fazer estes trabalhos, percebi uma melhora no tratamento com os pacientes que nos procuram para agendar seus exames e também na convivência com os demais funcionários do Distrito II, porque nós precisamos uns dos outros e sem esta força a gente não conseguiria trabalhar em harmonia”, afirmou.

Ponto Facultativo – Através da portaria nº 569/14, o prefeito Luciano Cartaxo transferiu a comemoração do Dia do Servidor para esta sexta-feira (31). Com isso, o expediente nas repartições municipais será normal nesta terça-feira. “Decidimos transferir o ponto facultativo para a sexta-feira para que os servidores contem com um fim de semana prolongado para viajarem, descansarem e curtirem com uma família”, disse o secretário de Administração Roberto Wagner.

Já o pagamento dos salários referente ao mês e outubro acontece nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (31). De acordo com a tabela de pagamento, assinada pelo secretário de Administração, recebem seus proventos na quinta-feira os servidores aposentados e pensionistas do Instituto Previdenciário Municipal (IPM). Já na sexta-feira, o pagamento é efetuado para os servidores das demais secretarias da administração direta e indireta, autarquias e órgãos da PMJP. O pagamento é feito através das agências do Banco do Brasil.