Prefeitura lança Ano Cultural José Lins do Rego, na quarta
A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realiza nesta quarta-feira (30) o lançamento oficial do Ano Cultural José Lins do Rego. A solenidade de abertura será presidida pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB), às 15h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria. A programação que tem o objetivo de promover, nas escolas da rede municipal, um grande debate sobre a obra do escritor paraibano José Lins do Rego.
Tomando como base a vida e a obra de Zé Lins, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), responsável por essa ação, apresentará na abertura todo o cronograma de atividades que acontecerá até o dia 14 de novembro, cuja proposta é criar nas escolas da rede municipal de ensino um verdadeiro universo de engenho.
Prêmios Seminários, palestras, expedições e prêmios pretendem servir como estímulo para a fomentação da utilização da obra do autor paraibano pelos alunos e professores das unidades de ensino municipais.
Três prêmios irão compor as atividades promovidas pela iniciativa: o Concurso Aluno Destaque, Concurso de Ilustração de Histórias do Menino de Engenho, e o Prêmio Interdisciplinar Zé Lins na Escola. Estas ações acontecem como forma de valorizar os melhores projetos que serão produzidos durante o Ano, estimulando a participação de todos os alunos, professores e gestores municipais nesta ação, comentou Rosires Andrade, coordenadora do Ano Cultural.
Programa Dentro do Ano Zé Lins ainda haverá o lançamento do intercâmbio cultural Pombo Correio, exposição das ilustrações do livro Menino do Engenho, produzidas por Cândido Portinari em 1932; apresentação da Orquestra de Câmara de João Pessoa; expedição a Pilar, cidade natal do autor; seminário Memória e Cultura em José Lins do Rego para professores da rede municipal; exibição do filme Engenho de Zé Lins, de Vladimir de Carvalho, entre outras atividades.
Durante todo o ano, o projeto pretende estimular a leitura, formar público para as diversas artes (cinema, literatura e artes visuais); socializar informações culturais, visitações a acervos artísticos, patrimônios arquitetônicos, casas de espetáculos, desencadeando procedimentos educacionais e metodológicos, favorecedores de uma ampliação da visão do alunado sobre a arte e a cultura, tudo isso tendo como inspiração a vida e obra de José Lins, enfatizou Ariane Sá, secretária de Educação e Cultura.
Ano Cultural Essa iniciativa da PMJP surgiu da vontade de homenagear anualmente um grande nome da cultura paraibana. As atividades acontecem especialmente em escolas municipais, valorizando assim os escritores paraibanos e levando às unidades de ensino obras de peso cultural e que de forma interdisciplinar viram referências para pesquisas e projetos pedagógicos. O contato com o mundo desses personagens amplia o universo cultural dos estudantes das escolas municipais.
Em 2007, a Prefeitura de João Pessoa homenageou o escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, que teve sua vida e obra debatidas nas salas de aula da rede municipal de ensino. As ações propostas envolveram professores de várias áreas, promovendo e incentivando o trabalho interdisciplinar nas escolas.
O escritor José Lins do Rego Cavalcante nasceu no município de Pilar-PB no dia 3 de julho de 1901 e faleceu no Rio de Janeiro em 12 de setembro de 1957. Considerado um dos grandes nomes da literatura regionalista brasileira, deu início ao conhecido ciclo da cana-de-açúcar com a obra: Menino de Engenho. Além deste livro, este notável escritor escreveu outros livros, como: Doidinho, Bangüê, O Moleque Ricardo e Usina. Esse último possui narrativa descritiva do meio de vida nos engenhos e nas plantações de cana do Nordeste.