PMJP oferece práticas esportivas gratuitamente que estimulam o bem-estar da população
Para promover o bem-estar, cidadania e cuidado com a saúde mental e física a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) oferece dezenas de opções de atividades. Há áreas exclusivas para caminhadas, ciclismo, hidroginástica, yoga, arte marcial e até massoterapia. Já as academias para terceira idade (ATI) estão presentes em 12 praças da Capital paraibana e mais 25 localidades oferecem atividades físicas, como alongamento e ginástica. Mais de 500 pessoas são atendidas diariamente por 42 professores de educação física.
“Eu tinha um problema grave de hérnia de disco e depois que comecei a fazer essas atividades com a orientação da professora Érica, as dores diminuíram e eu ainda emagreci”, contou a funcionária pública, Estela Félix, que pratica diariamente ginástica na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, a atividade lhe possibilitou sair do sedentarismo.
Assim como ela, o aposentado Manoel Araújo Neto mudou a qualidade de vida depois que começou a se exercitar nas ATI. “Faço caminhadas e depois pratico ginástica na academia. Todos os dias uso equipamentos diferentes para não cair na rotina. Só tenho a agradecer a prefeitura pela iniciativa de proporcionar isso a população”, declarou.
Para ter acesso as atividades esportivas de ginástica é só comparecer às praças que oferecem essas aulas e procurar o orientador. Segundo a coordenadora do projeto João Pessoa Vida Saudável, Ellen Correia, as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 05h30 às 7h30 e no período da tarde das 16h30 às 19h30.
Caminhada e ciclismo – Quem opta por atividades físicas, mas não gosta de academia, a dica é caminhar e para isso a PMJP disponibiliza quatro avenidas e ruas que são interditadas para esse fim de segunda a sexta-feira, das 5h às 8h, nos bairros de Manaíra, Bessa, Bancários e Cruz das Armas.
Se a opção é reunir a família e amigos e o único dia para exercitar é o domingo, a Ciclofaixa de Lazer, é o espaço ideal. São 13 quilômetros (km) de extensão, exclusivos para ciclistas, que funciona na Avenida Epitácio Pessoa, das 7h às 16h, indo do Busto de Tamandaré até a Lagoa, retornando à orla.
“Além de promover melhorias nas condições cardíacas e respiratórias, também ajuda a aliviar o estresse do dia a dia. Após o pedal sentimos o corpo relaxar, é um misto de adrenalina e prazer. Não perco um domingo e acho que deveria ter mais ciclovias na cidade toda”, declarou o ciclista, Bruno Férrer.
Para garantir tranquilidade e segurança aos ciclistas, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) disponibiliza um efetivo de 25 agentes de mobilidade distribuídos em toda a extensão. Ainda colaboram com a operação, monitores que ficam nos cruzamentos sinalizando com bandeirolas quando o semáforo está verde para os carros, o que aumenta a segurança na faixa exclusiva.
Locais para caminhada
- Manaíra – Avenida João Maurício, das 5 às 8h, do trecho entre a Av. Rui Carneiro até a Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho (Retão) – Monitorado pela Semob.
- Bessa – Avenida Argemiro de Figueiredo – faixa da direita, do trecho da Rua Antônio Batista até a Sebastião Interaminense, das 5 às 8h – Monitorado pela Guarda Municipal e Semob.
- Bancários – Rua Valdemar Mesquita Aciolly, das 5 às 8h, do trecho entre a Rua Rosa Lima dos Santos até a Rua José Alexandre de Luna – Monitorado pela Guarda Municipal.
- Cruz das Armas – Rua Cel Estevão Davila Lins, das 5 às 8h, do trecho entre a Avenida Centenário a Rua 4 de outubro- Associação do Bairro e monitoramento da Semob.
Hidroginástica – Para quem quer começar o dia com uma atividade, segundo especialistas, divertida, que melhora a capacidade aeróbica, resistência cardiorrespiratória, força muscular e flexibilidade a hidroginástica é a alternativa oferecida pela Prefeitura. As atividades acontecem na piscina do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria, nos dias de segunda e quarta-feira, das 7h às 8h, terça e quinta-feira, das 7h às 8h, das 8h às 9h e 18h às 19h.
Para se matricular nas aulas basta comparecer à Coordenadoria de Esportes, em Água Fria, munido de exame de eletrocardiograma, acompanhado do atestado do cardiologista, atestado do dermatologista, cópia da carteira de identidade e do comprovante de residência e uma foto 3×4. As inscrições são gratuitas.
Práticas para a Melhor Idade – Proporcionar qualidade de vida pra quem já fez muito pela sociedade. É assim que o Clube da Pessoa Idosa, no Altiplano oferece dezenas de atividades, como academia, pilates, yoga, hidroginástica, shiatsu, artesanato, cinema, dança, biodança, psicoterapia, dinâmica de grupo e consulta nutricional.
Além dessas opções existe ainda Yoga para Terceira Idade, cujas aulas acontecem na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, nas terças e quintas-feiras, nos horários das 15h e 16h, e são conduzidas pela professora e terapeuta Maria do Socorro Barbosa. Para participar não precisa fazer inscrição prévia, basta ter acima de 60 anos de idade e levar para aula toalha e tapete.
Yoga e Tai Chi Chuan na Estação – Já para quem deseja dar um pouco mais de qualidade à vida cotidiana, o ideal é participar das aulas de Yoga e Tai Chi Chuan que acontecem na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é aberta ao público e não precisa fazer inscrição prévia, basta apenas comparecer no local. Para aula de Yoga é preciso levar toalha ou tapete. Já para a arte marcial, os interessados têm a opção de praticar em dois dias, quarta e sábado.
As aulas de Yoga acontecem toda sexta-feira, às 19h, e são ministradas pelo professor, Ravi Miranda, do Espaço Arte Yoga, localizado no Bairro dos Estados, em João Pessoa. Já as aulas de Tai Chi Chuan são ministradas pelo professor e mestre Ansélio D’Castilho e acontecem na quarta-feira, às 19h, e aos sábados às 17h. A entrada é gratuita para todas as idades.
Equilíbrio da mente e do corpo – Se a meta é o bem-estar físico e mental, o Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde “Equilíbrio do Ser”, no bairro Bancários, oferece mais de 25 atividades. Nos últimos dois anos a procura por essas práticas cresceu 380,77%. Atualmente, 8.226 usuários utilizam as práticas individuais, bem mais que os 1.711 usuários cadastrados em 2012. Já a quantidade de usuários que utilizam as práticas coletivas cresceu 440,88%. Hoje são 13.046, enquanto que em 2012 eram 2.412.
A diretora geral do Equilíbrio do Ser, Andréa Carrer, destacou que os tratamentos oferecidos no local buscam fazer a prevenção de doenças e seus agravos. “Realizamos diversas atividades promovendo a saúde integral, tendo como foco o ser como um todo e não apenas a doença. Estimulamos o cuidado através do autoconhecimento e da educação em saúde”, explicou.
Ainda de acordo com Carrer, o local é referência para a Rede de Serviços de Atenção Básica do município e conta com outros dois serviços: o Centro de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde “Canto da Harmonia”, localizado no bairro Valentina de Figueiredo e o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde “Cinco Elementos” que funciona na Bica, no Centro.
A dona de casa, Renilde Cavalcanti, participa de duas atividades no Espaço do Ser, Yoga e Arte Terapia. “Tenho problemas sérios de coluna e procurei por diversas vezes fazer esses tratamentos em clínicas particulares, porém são atividades muito caras e eu não teria condições financeiras de pagar por elas. Então, quando fiquei sabendo que a prefeitura oferecia gratuitamente eu corri e fiz meu cadastro”, contou. Ela também já participou da Consciência Corporal.
Já a funcionária pública Regina Cristina, faz Yoga e Biodança. “Essas atividades são essenciais em minha vida. Agora sou uma pessoa mais calma e menos ansiosa. A gente falando as pessoas pensam até que é um milagre, mas não é, são mudanças que vão acontecendo no dia a dia. A Yoga e as atividades de vivência na Biodança me transformaram. Só quem faz tem como explicar os benefícios que elas proporcionam”, declarou.
Para ter acesso às atividades oferecidas pelo Espaço do Ser, basta ir ao local ou ser encaminhado por uma Unidade de Saúde. Para isso, é preciso levar o cartão do SUS, documento de identificação com foto. O atendimento funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h30, e na sexta-feira das 14h às 18h. As atividades acontecem de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 21h. Já nas sextas-feiras as atividades são das 14h até as 21h.
Atividades oferecidas pelo Cpics:
Acupuntura, Aurículopuntura, Homeopatia, Fitoterapia, Arteterapia (individual), Terapia Floral, Quiropraxia, Reiki, Aromaterapia, Massoterapia, Terapia e Massagem Ayurvédica, Gestalt Terapia, Reflexologia Podal, Naturologia (que também inclui Iridologia e Geoterapia), Biodança, Danças Circulares, Tai chi chuan, Terapia Comunitária, Yoga, Cuidando do Cuidador (Resgate da Autoestima), Automassagem preventiva, Arteterapia (coletiva), Cura em expressão (Artes Plásticas), Meditação, Consciência Corporal, Constelação Familiar, Dança do Sagrado Feminino e Círculo de gestantes.