Prefeitura participa de evento contra discriminação racial

Por - em 398

A coordenadora Geral de Promoção à Cidadania LGBT e da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Socorro Pimentel, representa o prefeito Lucinao Cartaxo em solenidade comemorativa aos 10 anos de criação da Secretaria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. O evento acontece nesta quinta-feira (21), em Brasília, e celebra o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

De acordo com Felipe dos Santos, assessor especial da Coordenadoria, o encontro é um importante meio de debate para o aprofundamento de políticas públicas voltadas para esse segmento da sociedade. “Gestores municipais e estaduais estarão reunidos para discutir propostas e melhorias na implementação de mecanismos de promoção da desigualdade social com recorte etnicoracial”.

Programação – A programação inclui seminários que vão proporcionar uma maior reflexão e diálogo entre governo e sociedade civil sobre desenvolvimento, inclusão, participação política e enfrentamento ao racismo na consolidação desta pauta na agenda política do País. Além disso, acontecerá o lançamento do selo ‘Luta Contra a Discriminação Racial’, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Coordenadoria – A Coordenadoria Geral de Promoção à Cidadania LGBT e da Igualdade Racial foi criada pela PMJP e é vinculada ao Gabinete do Prefeito. A missão é assessorar o executivo municipal com relação às políticas públicas de promoção da igualdade racial, da cidadania LGBT e das comunidades tradicionais (quilombolas, religiões de matriz africana, cultura cigana e indígena).

Data alusiva – A data, 21 de março, remete ao trágico assassinato de 69 pessoas negras durante uma manifestação pacífica em Sharpeville, na África do Sul, em 1960, pela polícia do antigo regime segregacionista do apartheid. Na ocasião, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Em memória à tragédia, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.