Casa Brasil poderá ter curso gratuito de aplicação de cerâmica

Por - em 501

A Casa Brasil poderá ganhar um novo curso gratuito de capacitação ainda este ano. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está programando a implantação de outros cursos na unidade, entre eles, o de aplicação de cerâmica.

“Estamos articulando uma parceria com uma fábrica de cerâmica, onde eles entram com o material e nós com os recursos humanos. É uma profissão muito procurada no mercado, portanto, a capacitação é muito bem vinda”, disse o secretário municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec), Sales Dantas.

Sales explicou que a Casa Brasil tem um papel fundamental para a população do Conjunto Costa e Silva, onde está localizada, principalmente em relação à inclusão digital. “Na Estação Digital, a qualquer hora que você chega, tem gente utilizando e aprendendo como manusear essa ferramenta tão importante. Vejo que algo maravilhoso acontece lá, principalmente no tocante à capacitação. Há cursos de edição de imagem, produção musical, DJ, entre outros”, ressaltou.

Casa Brasil – É um espaço comunitário e gratuito, que funciona como um centro de aperfeiçoamento tecnológico, de cultura, arte e lazer. Quando abriu – através de um convênio de dois anos da PMJP com o Ministério da Ciência e Tecnologia –, a Casa Brasil contava com um telecentro, dois laboratórios (um de edição de vídeo e outro de montagem e manutenção de computadores) e uma biblioteca.

Após o fim do convênio com o MCTI, a PMJP decidiu manter o projeto com recursos próprios e ainda ampliou as atividades oferecidas pelo espaço. Com isso, a Casa Brasil ganhou um segundo telecentro, sala de cinema/auditório, laboratório de montagem e manutenção de celular e laboratório de produção musical e DJ.

Estações digitais – Na última quarta-feira (19) foi inaugurada a 31ª Estação Digital do programa de inclusão digital da Secitec – dessa vez na comunidade Mussumago. Titular da pasta há duas semanas, Sales conta que a prioridade da secretaria nesse momento é a inauguração de mais nove Estações previstas até o final do ano.

“Nos próximos dias ficam prontas a da Guarda Municipal, Estação Cabo Branco e a da Bica. Estamos conversando com algumas associações de bairro e outros segmentos para inaugurarmos mais cinco Estações em pouquíssimo tempo”, antecipou.