Prefeitura promove oficina sobre diversidade sexual nos Distritos Sanitários

Por - em 515

Luiz Carlos Lima

A Coordenadoria de Cidadania LGBT de João Pessoa promove, nesta quarta-feira (1º), mais uma oficina cujo objetivo é o combate à LGBTfobia. Desta vez, o público alvo será os profissionais dos cinco Distritos Sanitários da Capital. A oficina acontece a partir das 14h, no auditório da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), no Centro da Capital, e faz parte do projeto da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) de discutir a diversidade sexual e o preconceito com a identidade de gênero.

O objetivo da realização da oficina é conscientizar os profissionais que trabalham no Programa Saúde nas Escolas e nas Equipes de Saúde da Família para que haja uma diminuição da LGBTfobia tanto nas escolas quanto nas unidades de Saúde da Família. Além dos funcionários dos Distritos Sanitários, as oficinas também já passaram pelos funcionários do Paço Municipal, de escolas municipais e moradores de diversas comunidades.

Para o coordenador de cidadania LGBT da PMJP, a diversidade de gênero ainda é um tabu e merece ser discutido em todos os segmentos da sociedade. “Sabemos que há ainda uma falta de conhecimento de como acolher essa população na atenção básica. Temos realizado essas oficinas nas escolas onde os professores têm dificuldades de dialogar esse tema de gênero e sexualidades com os alunos das escolas municipais. O nosso papel, enquanto profissional, é ter o conhecimento sobre a diversidade sexual para que as dúvidas sobre desigualdade de gênero, identidade de gênero e orientação sexual sejam sanadas com o conhecimento que esses professores irão ter nas oficinas”, disse.

Outras oficinas – A ideia é expandir as oficinas para discutir questões ligadas à sexualidade e identidade de gêneros. A Promoção à Cidadania LBGT pretende promover capacitações em todos os pólos educacionais do município. O objetivo é atender todas as 95 escolas da Capital.

O processo de educação permanente da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT também pretende atingir outros setores da PMJP. Estão em fase de elaboração oficinas com a Guarda Municipal, professores e usuários dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), nas Estações Digitais e nos Centros de Referência da Cidadania.

Serviço – Para dúvidas ou agendamento de oficinas e palestras na cidade de João Pessoa, o telefone de contato é 3222-8853. O mesmo telefone também está à disposição da população, caso haja alguma violação de direitos à população LGBT.