Prefeitura realiza II Curso de Doulas Voluntárias nesta sexta-feira

Por - em 523

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com uma ação promovida por meio de uma parceria entre a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social e o Instituto Cândida Vargas, realiza nesta sexta-feira (19) a abertura do II Curso de Doulas Voluntárias. O evento acontecerá às 14h, no Centro de Práticas Integrativas e Complementares Equilíbrio do Ser, na Avenida Sérgio Guerra, nos Bancários. As doulas são mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.

O programa Doulas Voluntárias tem como objetivo facilitar o processo de humanização do pré-parto, parto e puerpério imediato das mulheres. No curso fornecido pela PMJP, essas mulheres voluntárias tornam-se habilitadas a fornecer informações e apoio às parturientes durante todas essas etapas, auxiliando as mulheres principalmente durante a hora do parto, como escolher uma posição mais confortável e formas de respiração que possam auxiliar as parturientes a minimizar as dores.

“Entendemos o trabalho da doula, que está sendo inserido pela segunda vez em um serviço público municipal de obstetrícia de João Pessoa, como um avanço na prática ao cuidado integral à mulher e como um novo olhar sobre o parto, tentando retirar desse evento um caráter estritamente biomédico, tornando-o um acontecimento que resgata a autonomia, trazendo mais dignidade às mulheres atendidas”, destaca Elisabete Alves, assessora técnica da Coordenação de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos da SEPPM.

A assessora explica que o trabalho das doulas não deve ser confundido e nem comparado com nenhum dos outros profissionais de saúde envolvidos no atendimento às mulheres parturientes. As doulas não são treinadas para intervenções técnicas e nem médicas, mas sim para auxiliar no bem-estar físico e emocional da futura mamãe.

Estudos mostram que a participação do trabalho da doula contribui para reduzir em 50% as taxas de cesárea, em 20% a duração do trabalho de parto, em 60% os pedidos de anestesia, em 40% o uso da oxitocina, e ainda em diminuir em 40% o uso de fórceps.

O II Curso de Doulas Comunitárias será realizado em dois módulos. A primeira parte, que acontece nesta sexta (19) e sábado (20) será de formação teórica, com aulas expositivas sobre gestação e parto, ética e trabalho, nascimento humanizado, práticas assistenciais e métodos farmacológicos de alívio da dor, puerpério e aleitamento materno, além de informações sobre o funcionamento do próprio Instituto Cândida Vargas.

Serviço:
Abertura do II Curso de Doulas Voluntárias
Data: 19 de julho de 2013
Local: Centro de Práticas Integrativas e Complementares Equilíbrio do Ser, na Avenida Sérgio Guerra, Bancários.
Hora: 14h
Informações: 3218-5628 (SEPPM – Elisabete Alves)