Prefeitura realiza obras que resgatam locais de convivência na Capital

Por - em 511

DesassoriamentoLagoa_FotoGilberto Firmino. (9)“Por onde a gente passa, vê a cidade mudando. Tem obra pra tudo que é lado. Eu sei que muita gente pensa no inconveniente, mas eu acho que é pra melhorar a vida da gente, não é?”. Roberta Camila vai ao Centro todos os dias, onde trabalha, e define em poucas palavras o sentimento de muitos pessoenses: o trabalho da Prefeitura Municipal de João Pessoa pode ser visto em todo lugar!

Obras na Lagoa do Parque Sólon de Lucena, na calçadinha da orla, reformas no Hotel Globo, projetos de revitalização para o Centro Histórico, ocupação dos casarões do Centro, Pavilhão do Chá restaurado, praças históricas revitalizadas, Casa da Pólvora reabilitada.

Para Dayane Gomes, é difícil não se deixar contagiar com esse sentimento de resgate da identidade cultural da cidade. “A gente vê como a cidade tem potencial, depois de ver a Praça da Independência tão bonita, cheia de famílias, com noivos fazendo fotos. Eu nunca imaginei que fora da praia tivesse tanta atividade pra se fazer. Mas a Prefeitura acabou mostrando isso pra gente”, destacou a estudante.

Transformar a cidade, resgatar a história de João Pessoa e melhorar a qualidade de vida de quem mora nela é o objetivo da PMJP. E é nas obras de requalificação que vemos o empenho da instituição na realização deste sonho que já se mostra realidade PraçadaIndependência_foto_JulianaSantos (4)na cidade.

Lagoa – A começar pelo projeto de revitalização do Parque Sólon de Lucena, aprovado por unanimidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Estado da Paraíba (Iphaep), que inclui a urbanização e o paisagismo do novo parque. “A Secretaria de Planejamento fez um grande esforço para elaborar um projeto criterioso, que atendesse às exigências de conservação do patrimônio, mas, ao mesmo tempo, que conseguisse desenvolver uma nova ideia de parque, apto para receber as famílias e virar um espaço de lazer e prática esportiva”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Ficamos felizes que o Iphaep tenha compreendido o valor e a importância desse projeto”, completou o prefeito.

Local de convivência e lazer – Pra quem pensava que só a praia divertia os turistas e moradores da cidade, a Prefeitura de João Pessoa se esmerou em provar o contrário, resgatando um local de convivência muito especial na história da Capital dos paraibanos, um dos principais marcos históricos de João Pessoa: a Praça da Independência, que passou pelo mais completo processo de revitalização, desde sua inauguração em 1922. O projeto contemplou a realização de manutenção e reparos nos passeios públicos, mobiliários urbanos, jardins, monumento central (obelisco) e busto.

Para a professora Simone Delgado, devolver o equipamento à população simboliza o envolvimento da gestão com a história da cidade. “Conheço pessoas um pouco mais jovens que eu que não conheciam a praça como um ambiente de convivência. Esse resgate acaba por nos devolver também um pouco da história”, frisou.

CalçadãoOrla_foto_CornélioFelipe 022Pôr-do-sol na Capital – A Prefeitura também “devolveu o pôr-do-sol à Capital” com a revitalização da Casa da Pólvora e construção do Parque. Agora turistas e apreciadores podem desfrutar do momento contemplativo, às margens do rio Sanhauá e não precisam se deslocar até o município de Cabedelo para desfrutar de uma das mais belas paisagens que a Capital de todos os paraibanos pode oferecer.

Além da reforma e ampliação de um dos principais observatórios para o espetáculo natural no Centro Histórico da Capital, a PMJP também construiu um novo Centro Cultural.