Prefeitura realiza oficina em alusão ao mês da visibilidade lésbica
Luiz Carlos
A Coordenação de Promoção à Cidadania LGBT realiza, nesta terça-feira (25), uma oficina para os profissionais das secretarias de saúde, educação e assistência social, cujo objetivo é dar ênfase ao mês da visibilidade lésbica. O objetivo é debater como as mulheres lésbicas e bissexuais devem ser atendidas na rede de cuidado. A oficina acontece a partir das 14h no auditório da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), no Centro.
Durante a oficina, os participantes debaterão sobre as violações do direito da mulher, seja na saúde, onde há dificuldade de falarem sobre sua sexualidade , como também nas escolas onde são discriminadas pela comunidade escolar. A oficina contará com a presença de Maria de Nazaré Zenaide, vice Coordenadora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB; Rafaela Nogueira, usuária do Sistema Unico de Saúde (SUS) e Ana Cristina Pereira do Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de João Pessoa Maria Quitéria.
Para o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) a oficina é importante porque ainda há uma forte cultura do machismo. “Essa cultura faz com que essas mulheres sejam violentadas com o chacotas e piadas pela sua orientação sexual e até mesmo depoimento de mulheres que foram violentadas sexualmente para sentirem atração por homens. Essa cultura do estupro “corretivo” é um absurdo e precisa ser denunciado. As mulheres têm liberdade pela sua orientação sexual e afetiva a sentir desejo por outras mulheres e a sociedade e a família precisam respeitar esse desejo”, disse.