Prefeitura realiza reunião de acompanhamento social com moradores do Vieira Diniz

Por - em 794

Luiz Carloshabitacao_foto_gilbertofirmino (11)

Os moradores do Residencial Vieira Diniz – do bloco A – participaram, na manhã desta terça-feira (2), na sede da Secretaria de Habitação Social (Semahb) no bairro de Jaguaribe, de mais uma reunião do acompanhamento social promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Na próxima terça-feira (9) será a vez dos moradores no Bloco B daquele residencial participarem da mesma reunião. Os moradores do bloco B poderão, em breve, mudar-se para o local, cujas obras estão em fase final de conclusão.

Os moradores do bloco A ocupam os apartamentos desde o mês de março, quando o prefeito Luciano Cartaxo entregou as primeiras 512 unidades habitacionais. Desde a assinatura dos contratos, a PMJP promove acompanhamentos sociais para os moradores. As orientações se seguem até um ano e oito meses após a mudança para as unidades.

Na próxima terça-feira (9), os moradores que foram sorteados para o bloco B terão uma reunião decisiva na Comunidade Padre Hildon Bandeira. Na ocasião, os moradores irão eleger o síndico e os representantes de blocos. Os moradores já estão de posse da chave e todos os apartamentos já foram sorteados. A secretária da Semhab, Socorro Gadelha, afirma que 99% da obra está concluída e que a Caixa Econômica Federal (CEF) já solicitou antecipação de recursos para a conclusão do local.

A reunião de terça-feira com os contemplados para o bloco B contará com a presença de representantes da CEF, da PMJP e dos moradores. “O bloco B será entregue em breve e com todos os imóveis prontos e sem qualquer dano. Uma comissão de moradores para acompanhar a obra já foi formada e durante a reunião eles terão todas as informações sobre o processo de entrega, além de questões administrativas para a moradia no residencial”, declarou.

Acompanhamento – Os moradores dos condomínios entregues pela PMJP passam por um acompanhamento social em todas as etapas, ou seja, desde a assinatura do contrato até um ano e oito meses após a mudança. O acompanhamento envolve ações como oferta de cursos profissionalizantes, eventos esportivos, eventos festivos para datas comemorativas e ações direcionadas para as crianças.habitacao_socorrogadelha_foto_gilbertofirmino (2)

A coordenadora do trabalho social da Semhab, Joelma Medeiros, explica que são trabalhados com os moradores quatro eixos: acompanhamento e gestão; mobilização e organização comunitária; educação ambiental e patrimonial; desenvolvimento econômico.

O residencial – O Residencial Vieira Diniz possui 992 apartamentos, sendo 24 adaptados para o acolhimento de idosos ou pessoas com deficiência, divididos em 62 blocos. Os imóveis possuem 45 m², incluindo as áreas privativas e de uso comum, e contam com sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. O espaço ainda vai contar com áreas de lazer e esporte para os moradores.