Prefeitura realiza roda de diálogos para discutir racismo, sexismo e violência de gênero

Por Luiz Carlos Lima - em 784

A Secretaria de Mulheres, em parceria com a Coordenadoria de Igualdade Racial, realiza, nesta quinta-feira (26), uma roda de diálogo em alusão Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, lembrado na quarta-feira (25). O objetivo do evento é fortalecer as pautas das mulheres negras e reforçar seus laços, trazendo maior visibilidade para sua luta contra o racismo e o sexismo e a violência de gênero. O evento acontece a partir das 14h, na Escola Antônia do Socorro Silva Machado, em Paratibe.

O Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha é comemorado no dia 25 de julho, como também, o Dia Nacional de Teresa de Benguela.  Assim como o Dia Internacional da Mulher (comemorado em 8 de março), o 25 de Julho não tem como objetivo festejar, mas discutir temas relevantes para a população. Com uma roda de diálogo acerca da temática da mulher negra, a ideia é discutir com os alunos sobre demandas específicas e a realidade dessa população.

Violência crescente – De acordo com o Mapa da Violência 2016, o feminicídio de mulheres negras aumentou 54% em dez anos no Brasil. Quando se trata de violência doméstica, o número de mulheres negras corresponde a 58,68%. “Quando trazemos a mulher negra para o recorte territorial do Nordeste, podemos ver que ainda existe muita desigualdade, e o dia da mulher negra serve para colocar essas pautas visíveis, para que as políticas públicas sejam vistas com mais atenção”, diz Ana Paula Brito, Coordenadora de Educação Inclusiva, da Secretaria de Mulheres.

 

Serviço

Evento: Roda de Diálogo Sobre o Dia da Mulher Negra

Local: Escola Antonia do Socorro Silva Machado – Bairro Paratibe

Horário: 14h