Prefeitura realiza vistoria na Praça João Pessoa e firma prazo para entrega da obra

Por - em 762

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizou, na manhã desta quarta-feira (21), na Praça João Pessoa, localizada no Centro da Capital e conhecida como Praça dos Três Poderes, uma vistoria, bem como a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a construtora Alliance, responsável pela reforma e requalificação da localidade. A ação é uma iniciativa conjunta das Secretarias Municipal de Planejamento (Seplan) e de Infraestrutura (Seinfra).

O termo de Ajustamento de Conduta considera que a empresa responsável pela reforma tem um prazo de 45 dias para conclusão da obra; a fiscalização do cumprimento do termo é de responsabilidade da Prefeitura de João Pessoa, por meio de seus fiscais; Atrasos na execução da obra, decorrentes de força maior deverão ser prontamente comunicados à Prefeitura, a fim de afastar a empresa de penalidades; o não cumprimento de qualquer das obrigações assumidas pela empresa construtora ensejará a revogação imediata dos Alvarás de Construção, bem como revogação imediata das Cartas de Habite-se dos empreendimentos residenciais da Alliance.

Segundo o prefeito Luciano Cartaxo é impossível estimar a importância e a riqueza histórica da Praça João Pessoa. “A revitalização deste espaço era uma dívida que a cidade possuía consigo. Estamos trabalhando de forma efetiva para devolver o Centro Histórico para a população de João Pessoa”, destacou.

O secretário Zenedy Bezerra ressaltou que a intenção é garantir a celeridade das obras. “As obras de revitalização da praça João Pessoa estão dentro do plano de valorização do Centro Histórico, uma das prioridades da gestão do prefeito Luciano Cartaxo. Esse é mais um passo que estamos dando para preservação da história da cidade de João Pessoa”, frisou.

A reforma na praça João Pessoa conta com investimentos de cerca de R$ 510 mil, trazendo acessibilidade e reestruturando o espaço que é um dos principais pontos históricos da Capital paraibana.

Intervenção – Entre as intervenções previstas no projeto estão a instalação de novos bancos e a manutenção dos já existentes, e a reparação dos postes e luminárias, além de uma total restauração do monumento central. Os canteiros serão arborizados e ganharão novas palmeiras imperiais, retomando o paisagismo original.

Outra mudança acontecerá no piso, que hoje acumula três tipos de ladrilho diferentes. Com a reforma, o piso será padronizado com ladrilho hidráulico (20 cm x 20 cm) nas cores cinza claro e cinza escuro. Também serão substituídos todos os meios-fios, e será feita a manutenção das grades de contorno dos canteiros.

Um dos destaques do projeto é o conceito de revitalização sem interferência no contexto histórico do local. Por isso, a maior parte da estrutura permanecerá idêntica, como é o caso do traçado original – haverá alinhamento apenas dos meios-fios e canteiros do passeio interno. Outro traço que será mantido é a marcação em pedra no entorno da calçada externa.

História – A reforma da Praça João Pessoa foi possível com a elaboração de um projeto fruto de diversas visitas ao local e de um levantamento fotográfico e métrico. O espaço exige cuidados especiais por estar inserido no perímetro de tombamento do Centro Histórico, delimitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).

A Praça foi inaugurada em 1803. Na época, era tratada como o jardim público da cidade e denominada de Praça Comendador Felizardo. Atualmente, o local é conhecido como Praça dos Três Poderes, devido à localização estratégica, tendo em seu perímetro as sedes dos poderes Executivo (Palácio da Redenção), Legislativo (Assembleia Legislativa) e Judiciário (Tribunal de Justiça da Paraíba).