Prefeitura terá ações de combate ao preconceito durante o período carnavalesco

Por - em 605

A Coordenadoria de Promoção a Cidadania LGBT da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) participou nesta sexta-feira (09), na sede do Movimento do Espírito Lilás (MEL), Centro, de uma reunião com organizações deste segmento. Em pauta, o planejamento de ações para o combate a LGBTfobia durante o período carnavalesco na Capital, que tem início no dia 05 de fevereiro com as prévias do Folia de Rua.

“Percebemos que esse momento é de suma importância para o diálogo intersetorial da rede de proteção a violência LGBT em nosso município, pois precisamos articular ações durante todo o ano, em especial nos períodos de janeiro e fevereiro, onde são registrados com mais frequência crimes contra esta população”, afirmou o coordenador Roberto Maia.

Dentre as ações articuladas entre as organizações LGBT e a Coordenadoria Municipal estão a instalação de tendas nos blocos com materiais informativos contra a LGBTfobia, distribuição de preservativos e informações sobre como denunciar casos de violência a população LGBT.

“Além disso, vamos nos reunir com a Guarda Municipal para pensar ações de prevenção à violência contra gays, lésbicas e transexuais no período carnavalesco e colocar banners institucionais nos principais corredores da folia com informações sobre violência contra a mulher, LGBTfobia e de combate ao racismo”, informou Roberto Maia.

O presidente do MEL, Renan Palmeira, informou ainda que a Delegacia de Combate aos Crimes Homofóbicos e a Defensoria Pública estarão presentes nos blocos das Virgens de Tambaú e de Mangabeira para garantir a segurança do público. Também participaram da reunião as Secretarias de Mulheres (SPPM) e de Saúde (SMS).