Prefeitura vai realizar batidas de foco em imóveis fechados
A Prefeitura de João Pessoa e a Polícia Militar vão atuar em parceria para combater a dengue nos imóveis fechados na Capital. Esta decisão foi tomada em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (2), na Curadoria da Saúde do Ministério Público (MP). O procedimento servirá como uma medida de busca efetiva dos focos de proliferação do mosquito nesses locais, que muitas vezes são de difícil acesso ou se encontram abandonados pelos proprietários.
A diretora de Vigilância à Saúde, Júlia Vaz, manterá contatos com o comandante geral da PM, coronel Kelson Chaves, para iniciar um plano de trabalho em parceria com a instituição. Ela salienta que também será utilizado o quadro de apoio da Vigilância Sanitária municipal para atuar especificamente nos pontos comerciais.
Durante a reunião, Júlia Vaz expôs as ações realizadas pela equipe de Vigilância Ambiental da SMS, apresentou o Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira) nos bairros da Capital, bem como os locais que estão sendo monitorados com as armadilhas da dengue a partir do índice de infestação do mosquito. Os bairros são Jaguaribe, Pedro Gondim, Bairro dos Estados, Cristo, Varjão, Cruz das Armas, Oitizeiro.
A situação da dengue em João Pessoa está sob controle até o momento, devido ao trabalho intenso que a equipe de Vigilância Ambiental tem feito, mas a população também tem um papel importante a desempenhar. Estamos chegando a um período chuvoso, que somado ao calor se torna ideal ao mosquito e ninguém pode se descuidar, avalia Júlia Vaz, acrescentando que a população pode denunciar a existência de imóveis fechados através do número 3214 5718.