Premiação de concurso de redação da Secretaria de Mulheres será nesta quinta

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A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SPPM), por meio da Coordenação de Educação e Cultura e em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa, entrega, nesta quinta-feira (8), às 14h, no auditório do Paço Municipal, os prêmios aos vencedores do I Concurso de Redação “As mulheres podem…”, lançado em março deste ano. Os três primeiros lugares nas categorias Cartaz, Cordel e Redação receberão como prêmio um notebook; os segundos e terceiros lugares, um MP4.

De acordo com o edital publicado, o concurso teve como objetivo incentivar e fortalecer as ações educativas alusivas ao mês da mulher, bem como estimular o debate sobre a cidadania das mulheres entre alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e o segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede pública municipal de João Pessoa. Inscreveram-se 32 escolas e participaram, ao todo 95 alunos, sendo 44 na categoria Redação, 16 na Cartaz e 35 na Cordel.

Para a assessora técnica da Coordenação de Educação e Cultura da SEPM, Socorro Pontes, a realização desse concurso representa uma inovação no protagonismo dos alunos das escolas municipais. “O objetivo é fazer com que nossos jovens percebam o quanto as mulheres conquistaram e o quanto ainda têm para conquistar, na perspectiva de conciliarmos o aprendizado com a formação de gênero nas escolas”, ressaltou.

Participação da mulher – A secretária de Política para Mulheres da PMJP, Lúcia Silva, disse que o concurso possibilitou que alunos e professores construíssem, por meio de diferentes linguagens, uma opinião e a reflexão sobre a participação das mulheres na sociedade contemporânea, nas dimensões social, político-econômica e cultural.

Ela acrescentou que a sociedade brasileira ainda mantém, na sua estrutura, traços culturais de um passado patriarcal. “A escola é, por excelência, o espaço institucional de construção e de desconstrução de valores. Portanto, o seu compromisso deve ser com a formação de sujeitos críticos e conscientes”, destacou.

 

A Comissão Julgadora foi composta por servidores da Sedec, Sepm, Secom e Conselho Municipal dos Direitos Humanos da Mulher (CMDM), que avaliaram como de boa qualidade todo o material produzido e selecionaram os melhores, levando em consideração alguns requisitos, a exemplo da adequação ao tema, qualidade do trabalho apresentado, originalidade e ineditismo.

 

No caso do cordel, a comissão observou também a presença de rima, ritmo e métrica e a estruturação do texto em forma de quadra (no mínimo 20 versos) ou sextilha (no mínimo 36 versos).

 

Os vencedores foram os seguintes:

 

Cartaz

1º lugar: Gabriel da Silva Nóbrega, estudante do 9º ano da Escola de Ensino Médio e Fundamental Comendador Cícero Leite;

2º lugar: Emilly Alexandrino da Silva, estudante do 7º ano da Escola de Ensino Médio e Fundamental Lions Tambaú;

3º lugar: Janaina R. Monteiro, estudante do Ciclo III A da Escola de Ensino Médio e Fundamental Frei Albino.

 

Cordel

1º lugar: Izadora Gabrielly Araújo da C. Leão, estudante do 9º ano Escola de Ensino Médio e Fundamental Ministro José Américo de Almeida;

2º lugar: Francilene da Silva, estudante do 9º ano da Escola de Ensino Médio e Fundamental Severino Patrício;

3º lugar: Djonally dos Santos Moura, estudante do III B da Escola de Ensino Médio e Fundamental Celso Monteiro Furtado.

 

Redação

1º lugar: Suzana Silva Gomes, estudante do 9º ano Escola Ubirajara Targino Botto,;

2º lugar: Gerlane Raimundo da Silva, 9º ano da Escola de Ensino Médio e Fundamental Duarte da Silveira;

3º lugar: Rayane Rafaelle da Silva, estudante do 7º ano da Escola de Ensino Médio e Fundamental Padre Pedro Serrão.