Primeira apresentação da Orquestra de Flautas Doces do projeto Ação Social pela Música encanta o público

Por Juneldo Moraes - em 922

A primeira apresentação pública da Orquestra de Flautas Doces do projeto Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa (ASMJP), neste sábado (30), encantou as pessoas que compareceram ao Centro Cultural Gervásio Maia. Com regência do maestro Samuel Espinoza, coordenador técnico da ASMJP, a orquestra tocou ‘Parabéns para você’, ‘Meu lanchinho’ – ‘Frére Jacques’, música atribuída ao compositor francês Jean-Philippe Rameau – em cânone de três vozes, e ‘Ode a alegria’, da 9ª sinfonia de Beethoven. O público aplaudiu com entusiasmo a execução de cada música.

Uma dessas pessoas era dona Maria José, moradora do bairro, que foi ao local participar das atividades de aniversário do Centro Cultural, que completou dois anos. Ela não conhecia o projeto Ação Social pela Música e disse ter gostado de ver crianças tão concentradas. “Eu nunca tinha visto uma apresentação dessas. Achei muito bonito ver essas crianças, esses meninos daqui do bairro tocando essas músicas. Acho importante que eles gostem de estudar música, que é uma coisa boa”, contou.

Para Samuel Espinoza, que fez todos os arranjos para essa formação, este sábado foi um dia histórico para o projeto Ação Social pela Música.“Hoje aconteceu um milagre aqui, porque é muito difícil um grupo instrumental, mesmo com flautas doces, com pouco mais de 35 aulas, apresentar um programa como o de hoje, tocando um cânone em três vozes, tocando ‘Ode a alegria’, de Beethoven, e ‘Parabéns para você’ com variações, em um arranjo que eles tocaram lendo suas partituras. Há um mês eles nem suspeitavam que pudessem fazer um trabalho tão intenso”, comemorou o maestro.

A alegria do maestro é compartilhada pela integrante da orquestra Ana Beatriz Silva, que estuda na Escola Municipal Anthenor Navarro. “Pedi para minha mãe me matricular, pois sempre quis estudar música. No início que queria aprender violão, mas hoje quero ser flautista. Quero seguir uma carreira musical”, disse a menina após a estreia, já sonhando em ser musicista.

A Unidade 4 do projeto Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa, localizada no conjunto Gervásio Maia, foi inaugurada em agosto deste ano, e em menos de dois meses de aulas os alunos já apresentam resultados significativos. O quadro docente da Unidade 4 é composto por Jaqueline Cyntia Ladislau (sub-coordenadora da unidade), Aderaldo Pontes, ThaynaItaline, Fabiane Marques e Rafael Benício.

Projeto – O projeto Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa, é patrocinado pela empresa Cielo e tem parceria efetiva com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope). O projeto atende 150 crianças e adolescentes nas unidades do Alto do Mateus e de Mangabeira, onde aprendem a tocar instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Os dois novos polos, no Gervásio Maia e no Varadouro (Casa da Pólvora), inaugurados em agosto, já estão atendendo 120 alunos com aulas de flauta doce e canto coral.