Primeira reunião da Comissão Municipal da Verdade acontece nesta sexta
A Comissão Municipal da Verdade realiza a primeira reunião nesta sexta-feira (4), a partir das 15h, no Paço Municipal, na Praça Pedro Américo. Os membros irão eleger o presidente e os secretários da comissão, além da aprovação do regimento interno e programação do calendário de reuniões. A Comissão Municipal da Verdade foi instituída pelo prefeito Luciano Cartaxo, por meio de Lei Ordinária assinada no ano passado.
A Comissão terá prazo de funcionamento de dois anos, contados a partir da data de instalação, cuja solenidade aconteceu no dia 28 de março. Ao final deste período, os membros deverão apresentar um relatório circunstanciado, contendo as atividades realizadas, as conclusões e recomendações.
Ela tem o objetivo de colaborar com a investigação de atos ocorridos após o golpe de 1964, sendo criada também com a finalidade de acompanhar e subsidiar a Comissão Nacional e Estadual da Verdade nos casos de violação dos direitos humanos.
Membros – Foram designados cinco membros para compor a Comissão Municipal da Verdade. Além de cidadãos idôneos e de conduta ética, também foi requisito necessário para fazer parte do grupo pessoas identificadas com a defesa da democracia e da institucionalidade constitucional.
Os escolhidos para compor a Comissão são: Zezé Bechade – Jornalista, Mestra em Direitos Humanos, Diretora da Tv Cidade de João Pessoa; Nazaré Zenaide – Psicóloga, Mestra em Serviço Social, doutorado em Educação e vice-coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da UFPB; Rodrigo Freire – Historiador, Mestre em Ciência Política, doutor em Ciências Sociais e vice-diretor do CCHLA/UFPB; Monique Cittadino – Historiadora, Mestre em Ciências Sociais, doutora em História Econômica e chefe do Departamento de História/UFPB; e Marlene Almeida – Economista, artista plástica, membro do Comitê Estadual pela Verdade, Memória e Justiça e da Associação Cultural José Marti.