Primeiro dia de pesquisa com ciclistas supera expectativas da Semob

Por - em 487

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) registrou grande aceitação dos ciclistas no primeiro dia de aplicação do formulário da pesquisa que esta sendo realizada para traçar um perfil dos usuários que utilizam bicicleta como meio de deslocamento para o trabalho, estudo ou lazer. A coleta de dados vai até a próxima quinta-feira (11), nos horários das 5h30 às 8h e das 16h30 às 19h.

Logo cedo, os entrevistadores se posicionaram em pontos estratégicos das avenidas Epitácio Pessoa, Cabo Branco e Tancredo Neves para abordar os ciclistas e aplicar o formulário.

A maioria atendeu as equipes e forneceu os dados solicitados. Alguns ficaram desconfiados, pararam e no final da entrevista aprovaram a ação do poder público em realizar um estudo para aprimorar a infraestrutura da malha cicloviária e dar mais segurança aos ciclistas.

“Espero que seja para melhorar as condições de deslocamento dos ciclistas”, disse Jair Batista, 38, que vinha do Centro em direção à Manaíra. Ele contou que usa a bicicleta para tudo. “É meu equipamento de trabalho e de lazer”, disse, considerando muito importante a pesquisa e pedindo que fossem realizadas campanhas de respeito aos ciclistas e às ciclovias.

A mesma opinião foi compartilhada por Severino Ribeiro da Silva, 39. Ribeiro mora no Baixo Róger, trabalha na construção civil, em Manaíra, e seu único meio de deslocamento é a bicicleta. “Acho muito bom que as autoridades estejam preocupadas com as pessoas que dependem da bicicleta para se locomover”, afirmou, aprovando a pesquisa. Ele aproveitou para pedir que fosse implantada uma ciclovia na Avenida Epitácio Pessoa.

Para a coordenadora da pesquisa, Aida Pontes, da equipe de Planejamento da Semob, as expectativas foram superadas nesse primeiro dia de trabalho. “A meta era coletar no mínimo 100 questionários por dia. Foi visto que a expectativa vai ser alcançada facilmente”, ressaltou.

Segundo Aida Pontes, a consulta vai diagnosticar a quantidade de ciclistas, a origem e o destino das viagens, os motivos das viagens, os problemas enfrentados pelos ciclistas e como estão trafegando. O resultado será aplicado em projetos de infraestrutura cicloviária.

Locais – Nesta quarta-feira (10), a pesquisa será feita na BR 230, nos dois sentidos, em frente ao Unipê; na Avenida Hilton Souto Maior, no canteiro central entre as rotatórias do Caic e da Cehap e em Mangabeira, na rua Luiz Alberto M. Coutinho, no trecho entre as ruas Cel. Pedro Gonzaga de Lima e Nelly P. de Lima.

Na sexta-feira (11), as equipes da Semob estarão na Avenida Pedro II, em frente ao Ibama; na Avenida Cruz das Armas, próximo ao 15º Batalhão de Infantaria, e na Rua Valdemar Galdino Naziazeno, no Geisel.